Representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e do Buri Conectado se reuniram durante a tarde desta sexta feira (14) para falar a respeito da Covid-19 e sobre o aumento dos casos de gripe na cidade. 

A secretária de saúde Mirian Cristina da Silva Santiago disse que o município não foi notificado pela Vigilância Sanitária Estadual (GVS de Itapeva) sobre um possível 'surto de gripe'. Contudo, mencionou que houve aumento na demanda de pacientes com síndrome gripal na rede pública municipal.

A secretária não ignorou a percepção de farmacêuticos consultados pelo BC, que indica um aumento expressivo entre 70% e 80% na busca por analgésicos e medicamentos que amenizem os sintomas de gripe. Ela reconhece que a auto medicação existe, que é algo cultural, mas que esses casos não constam oficialmente conforme protocolo.

Sobre a variante Ômicron, Mirian Cristina disse que não há circulação da nova cepa na cidade e que quando for detectada, o município será imediatamente notificado, mesmo que o teste tenha sido feito particularmente, na cidade ou fora.. 

A secretária de saúde disse também que houve aumento no efetivo e que profissionais de saúde estão trabalhando dia e noite, revezando-se no Pronto Atendimento Municipal para suprir a demanda.

O número de faltosos em relação a dose de reforço contra a Covid-19 também foi mencionado e isso pode estar associado, assim como os encontros durante o final do ano passado, no aumento dos casos de Covid-19. 

A Secretaria de Saúde está planejando novas ações para conscientizar e atrair aos que não completaram a imunização. Os dados detalhados sobre a Covid-19 devem ser divulgados na próxima terça feira (18).

Por Buri Conectado +30k.