O vereador Renato Vieira Cassú Demétrio (PSL) e o ex-secretário de obras, Claudio de Oliveira, foram interrogados nesta terça feira (8) pela juíza Gilvana Mastrandéa de Souza, no fórum de Buri. O interrogatório apura uma denúncia do Ministério Público em que ambos são réus pelo crime de Peculato.

Sete testemunhas foram ouvidas durante a audiência de instrução e julgamento, dentre elas, quatro de acusação e três de defesa. 

O advogado de defesa solicitou a inclusão de uma nova testemunha que ainda não havia sido ouvida. A juíza negou o pedido, mas concedeu um prazo de até 5 dias para que ele possa apresentar as alegações finais por escrito.  

O vereador Renato rejeitou anteriormente um 'Acordo de Não Persecução Penal' proposto pelo MP, em que sugeria a suspensão do processo penal se ele confessasse formalmente o crime. O acordo previa ainda o cumprimento na íntegra de alguns requisitos atenuados conforme descritos na propostaAo ex-secretário Claudião não coube a oferta do ANPP, por ele ter usufruído recentemente de outro benefício processual.

Segundo denúncia, ambos foram apontados nos autos do inquérito policial por terem subtraído aproximadamente 300 m² (trezentos metros quadrados) de grama pertencente ao município de Buri, valendo-se de seus cargos.

De acordo com a investigação, parte da grama que era utilizada em vias públicas, em especial na ciclovia no bairro da Capelinha, teria sido levada por alguns funcionários até a propriedade do vereador, sob as ordens do ex- secretário e plantadas, conforme apontou o laudo técnico. 

Por Buri Conectado +30k.