Moradores de Buri afirmam estar recendo uma cobrança altíssima no Imposto Territorial Urbano - IPTU 2022. Decepcionados, diante das dificuldades econômicas decorrentes dos dois anos de pandemia, eles procuraram o Buri Conectado na tentativa de entender esse reajuste.

"Sacanagem isso, nessa crise onde um pai de família tem que pagar quase cinquenta reais em um pacote de arroz ou em um kg de carne, ainda vem mais essa?".

"VERGONHA! Povo buriense já paga taxa de iluminação, agora mais essa de aumento do IPTU?".

E não é só o valor do IPTU que aumentou. O buriense está pagando mais caro também no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Taxas de Licença e Expediente, Taxas de serviços diversos, entre outros.

A Lei 1185/2021 passou pela Câmara de vereadores, foi sancionada pelo prefeito Omar Chain e publicada no Átrio da Prefeitura Municipal de Buri em 14 de setembro do ano passado. Trata-se de alterações do Código Tributário Municipal criado em 2013, ainda no governo Ú Fonseca, mas que não sofria reajustes desde então.

De acordo com o secretário administrativo da Câmara, Antônio Carlos, a atualização aprovada pelos vereadores segue o padrão normal que se esperava. Contudo, disse que o aumento da alíquota deveria ter ocorrido gradativamente.

"(...) o que eu tenho visto com o pessoal que está reclamando aqui na câmara, é que foi feita a aplicação da alíquota do terreno urbano, que ele poderia aumentar 0,5% ao ano segundo o Código Tributário, para quem não fizesse construção. Vários IPTUs que eu verifiquei a alíquota passou de 1% do ano passado para 5% esse ano. Então houve um aumento e isso esta gerando maior desconforto. A alíquota do IPTU residencial é 0,8% e percebi também que alguns aumentaram para 1%" disse.

Para uma das várias pessoas que procuraram o BC, esse aumento sancionado pelo prefeito Omar Chain, desestimula investimentos no município, além de ser inadequado num momento de crise, em que ele, o prefeito, deveria estar buscando alternativas para amenizar os impactos à população.

"(...) eles fazerem um aumento desse? Viu, é três meses da aposentadoria do meu pai só pra pagar os R$ 4.000,00 de IPTU. A pessoa quer investir na cidade, comprar um 'lotinho'. Viu, é melhor comprar no Alphaville" disse a internauta.

Por Buri Conectado +36k.