Usuários da Saúde de Buri estão enfrentando dificuldades para encontrar medicamentos na farmácia do município. Tratam-se de remédios receitados durante consultas médicas nas unidades de saúde da cidade, dentre eles, controlados.

O Buri Conectado reuniu as queixas mais recentes. Como de costume, após consulta uma paciente apresentou o receituário de controle especial na farmácia municipal (foto1) e dessa vez ouviu que o medicamento estava em falta. A orientação, segundo ela, foi de procurar o médico para alterar o medicamento ou a Secretaria de Saúde para ver se conseguia o remédio. Mas, ao chegar lá ouviu que este tipo de medicamento não era ofertado pelo município. Ela disse ainda que por se tratar de uma medicação controlada, não consegue comprar aos poucos, já que a receita fica retida e que o custo total dos medicamentos é elevado.

"O prefeito nos chama de vagabundos dizendo que a gente tem preguiça de andar e procurar pelos medicamentos. Eu fiz tudo o que foi orientado e agora eu pergunto, onde mais devo ir senhor prefeito?" questionou. 

Esse não é um caso isolado. Há cinco dias uma outra paciente procurou por Ibuprofeno na farmácia municipal, que seria para o filho e disse não ter conseguido encontrar. Ao BC ela apresentou também um receituário de medicação controlada que conforme relato, também não foi fornecido. Indignada com tantas estrelinhas ou asteriscos carimbados em suas receitas apontando a falta dos medicamentos, ela desabafou nas redes sociais.

"(...) esse recado vai para o prefeito de (*@&%) que falou que o povo é vagabundo, preguiçoso de não ir atrás de remédio. Fui pegar o remédio para o meu filho hoje e simplesmente nem ibuprofeno tinha. Que vergonha hein, dinheiro para porcaria de festa tem, mas para remédio que é preciso não" desabafou.

Na semana passada o município recebeu uma remessa de medicamentos e de acordo com fontes ligadas à Saúde, é gasto em média R$ 40 mil reais na aquisição desses remédios ofertados. 

Contudo, parece haver uma desconexão entre a fala do chefe do executivo, quando chama de preguiçosos e vagabundos aqueles que reclamam da falta deles, com a realidade de quem precisa de remédios e não encontram. 

Por Buri Conectado +36k.