O prefeito de Buri, Omar Chain, deve usar a tribuna da Câmara Municipal durante a sessão desta segunda feira (13) e diante dos vereadores deve explicar porque a administração gastou mais do que arrecadou no exercício de 2018. A decisão de se manifestar decorre de um parecer do Tribunal de Contas do Estado referente a desaprovação de suas contas daquele ano.

Segundo o TCE-SP, o município arrecadou R$ 64.798.924,13, mas, gastou R$ 65.302.882,08, pouco mais de meio milhão de reais. 

No parecer protocolado na Câmara há dois meses, o TCE-SP destaca que chegou a emitir ao menos nove alertas à Prefeitura referente ao gasto. 

Além disso, o órgão observou que apesar de alguns ajustes, parcelamentos ou reparcelamentos ligados ao BuriPrev e autorizados pelos vereadores dentro do exercício examinado, a inadimplência nos recolhimentos previdenciários é falha recorrente na municipalidade e que isso ja foi objeto de apontamento nas contas de 2016, bem como motivo de rejeição das contas do Executivo de 2019. De acordo com o parecer, estes ajustes da dívida previdenciária, ainda que autorizados por lei e promovidos dentro do exercício, traz prejuízos significativos para as gestões futuras.

Mais cedo o prefeito publicou um vídeo em que confirma a presença na Câmara para fazer a defesa do que chamou de 'excesso de investimento'.

"(...) lá estarei novamente revendo alguns amigos, colaboradores, usando do microfone para fazer a defesa, é, de um parecer desfavorável das minhas contas de 2018. Excesso de investimento, é mole?" disse

Você acompanha a sessão completa ao vivo pelo Buri Conectado, a partir das 20h.

Por Buri Conectado +36k