Dos 17 recenseadores do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - que deram início ao Censo 2022 em Buri no início do mês, apenas 13 continuam visitando os setores conforme estipulados. Essas desistências se justificam pelas dificuldades apontadas em relação as entrevistas, falhas técnicas relacionadas a atualização de endereços, erros no sistema e principalmente, falta de orientação e suporte dos supervisores.

Dentre os recenseadores ouvidos pelo BC, existe ainda a incerteza em relação aos prazos para o pagamento, que conforme relatos, deve acontecer entre 3 e 5 dias após a conclusão de cada setor. 

Sobre esse atraso no pagamento, o BC recebeu informações de uma suposta intenção de greve.

"Vai ter greve do pessoal. Não receberam nada ainda, ta doido". 

Nós apresentamos as demandas à ACS - agente censitária supervisora - que disse não ter recebido nenhuma reclamação neste sentido e que tem dado suporte necessário, indo a campo para ajudar quanto as dificuldades de cada recenseador.

Também questionamos outros temas;

Até que ponto esses ruídos podem prejudicar a coleta de dados reais referente ao município de Buri e quais as garantias de que todos os dados estarão alinhados com a realidade do município?

"Os dados coletados são supervisionados cuidadosamente para a garantia da integridade da coleta com a ajuda  da tecnologia de ponta que apontam indicadores".

Sobre insistir na participação de moradores que não tem interesse em responder questionário.

"Sim, isso foi passado no treinamento, todos são obrigados a responder sob pena de multa. Mas cabe ao recenseador a persuasão. Pode haver recusa de morador, aí em conjunto vamos a campo para tentar convencer da importância do Censo. Há bastante recusa, principalmente de pessoas com mais grau de instrução".

Referente aos erros nos sistema com sugestões ao recenseador de refazer todo setor.

"Desconhecemos essa informação, pois não tem como os dados não irem para o sistema. Ocorre falta de habilidade com o material de coleta. Aconteceu uma situação que o recenseador por inexperiência com o aparelho de coleta, iniciava a rua (face) errada, diferente da localização".

Em relação a intenção de greve por atraso nos pagamentos.

"Com relação a falta de pagamento, os setores que foram concluídos e supervisionados entraram para a folha de pagamento com uma demora de 02 semanas para liberar. [Greve] Por parte dos nossos recenseadores não soube até o momento, até porque não tem nenhum pagamento em atraso. Nenhum valor devido por enquanto".

Alvo de críticas nas redes sociais devido a atrasos, o IBGE pediu desculpas nesta terça-feira (23) pela demora na liberação de pagamentos a recenseadores que trabalham no Censo Demográfico 2022.




Por Buri Conectado +37k.