O ex-vereador e presidente da Câmara de Buri, Gilmar Rosa, ainda não se apresentou à Justiça para o cumprimento de sentença e já consta como "procurado" no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele foi condenado em outubro do ano passado a dois anos e um mês no regime semiaberto e ao pagamento de 20 dias multa. O ex-vereador recorreu, mas o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo manteve a decisão inicial.

Assim que soube da decisão do (TJ-SP) o ex-vereador recorreu novamente. O mandado de prisão contra ele no regime semiaberto chegou a ser suspenso na ocasião por decisão provisória do (CNJ), devido a falta de vaga em estabelecimento prisional adequado.

Em fevereiro desse ano a juíza do Fórum de Buri solicitou informações à Delegacia de Policia local sobre as diligências para o cumprimento do mandado de prisão expedido pelo Departamento Estadual de Execuções Criminais de Sorocaba (DEECRIM – 10ª RAJ). Em resposta, a autoridade policial informou que o ex-vereador não havia sido localizado nos endereços apresentados. No despacho a juíza alertou ainda que, apesar da condição de "procurado", Gilmar Rosa continuava atuando ativamente como advogado na Comarca, inclusive participando de audiência on-line e oficiou a OAB de Buri. Conforme verificado pelo Buri Conectado, o órgão já deu início a apuração sobre o caso.

O ex-vereador foi condenado por coagir em curso de processo uma servidora da Câmara Municipal de Buri. De acordo com o desembargador e relator do (TJ-SP), a vítima era testemunha de Gilmar Rosa num processo por improbidade administrativa, que culminou na cassação de seu mandato em 2018 e passou a ser intimidada por ele no intuito de não prejudicá-lo quando fosse ouvida pela Justiça. 

O desembargador mencionou ainda que após audiência, o ex-vereador continuou perturbando a vítima, que registrou um boletim de ocorrência na época. O caso foi parar na Justiça e as conversas foram anexadas ao processo.

O Buri Conectado procurou o ex-vereador, que recusou-se a responder os questionamentos. Quando perguntado se não deveria se manifestar em consideração aos eleitores e pessoas que acreditaram e o elegeram vereador, ele respondeu:

"Kkkkkk, não sou político faz tempo. Fique a vontade para republicar o que A cidade de Buri todo já sabe" [sic]

Por Michel Lopes