Eurico Da Silva ao lado de sua mãe, Aparecida de Fátima Silva em Mississauga, no Canadá. Foto: acervo pessoal.


O jóquei buriense, Eurico Rosa Da Silva, foi incluído no 'Hall da Fama do Canadian Horse Racing Hall of Fame' [Hall da Fama de Corrida de Cavalo Canadense] em reconhecimento a sua bela performance e consequentemente, as suas inúmeras vitórias. A indicação foi em 2022 e a cerimônia ocorreu na última quarta feira (9) em Mississauga, Ontario.

A mãe do jóquei, dona Aparecida de Fátima Silva, deixou o Brasil e viajou até lá para prestigiar o filho. Ela tirou fotos ao seu lado e o parabenizou também pelas redes sociais.
"Parabéns meu filho de ouro, que Deus abençoe hoje e sempre, muita emoção só gratidão" escreveu.
No pódio, Da Silva dirigiu-se à mãe e a lembrou da infância pobre e do que disse enquanto estava exposto as dificuldades da época.
"Você se lembra quando eu tinha sete, oito anos e estava na rua, com um grande saco de plástico coletando latas e garrafas para ganhar algum dinheiro para comprar spray para asma? Quando você me viu, começou a chorar. E eu corri até você e te dei um abraço apertado, e disse 'mãe, não chore. Porque um dia, você vai se orgulhar de mim.' Hoje, mãe, sinto em meu coração que estou cumprindo a promessa, porque agora pertenço aos melhores." disse.

 De uma família sem muitos recursos financeiros, Eurico Da Silva viu pela primeira vez uma corrida de cavalos pela tv de um tio e logo ficou hipnotizado. 

"Meu coração estava batendo tão forte. Minha paixão nasceu ali. Foi amor à primeira vista, que marcou o início do meu sonho de me tornar um jóquei campeão" disse.

 


 Em 2004, Da Silva se mudou para o Canadá, tornando Woodbine sua principal base. Ele conquistou vitórias consecutivas na Queen's Plate com Eye of the Leopard em 2009 e Big Red Mike em 2010.

Na década seguinte ele venceu várias corridas de Grupo 1 e recebeu o Prêmio Sovereign como jóquei campeão do Canadá sete vezes. Outros destaques da carreira do vencedor do Prêmio Memorial Avelino Gomez de 2021 incluem duas vitórias no Oaks, além de vitórias surpreendentes antes de sua aposentadoria no final da temporada de corridas de 2019 com El Tormenta no Woodbine Mile e com Bullard's Alley no Canadian International. Da Silva também teve uma parceria notável com o campeão Pink Lloyd e fora do Canadá conquistou a vitória no Campeonato Mundial de Jóqueis All-Star de 2017 no Japão.

Fora do hipódromo, o espírito generoso de Eurico Rosa Da Silva era evidente. Ele manteve seu compromisso de manter os cuidados pós-carreira dos cavalos de corrida. Na LongRun Thoroughbred Retirement Society deu apoio a comunidade como voluntário no programa "Out Of The Cold" para os sem-teto. 

O campeão mundial e agora eternizado no Hall da Fama do Canadian Horse Racing Hall of Fame', carrega consigo a marca de 2.942 vitórias.

Por Michel Lopes