Casas fechadas e recusas tem afetado os trabalhos dos agentes comunitários de Saúde e de vetores. Foto: Arquivo BC.

Por Michel Lopes 20/02/2024 13h21.

A dengue segue avançando no município de acordo com o novo boletim da Secretaria de Saúde de Buri. Dois novos casos foram registrados nos últimos dezessete dias, totalizando 8 diagnósticos positivos para a doença esse ano.

As notificações mais que dobraram desde o início de fevereiro. Entre um boletim e outro o salto foi de, 32 para 78 suspeitas. Dentre elas, 12 já foram descartadas e 58 ainda aguardam os resultados da sorologia. 

A SMS informou que as ações de controle são realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias, através de controle de recipientes e nebulização. Contudo, uma das principais queixas das equipes no combate a proliferação do mosquito Aedes Aeghypti, tem sido os domicílios fechados e as recusas.

Ainda segundo a Secretaria, a infestação ocorre no bairro São José, onde já foram notificados casos positivos de dengue, mas já existem casos suspeitos da doença em outras regiões da cidade.

Conforme acordo entre o Ministério da Saúde em conjunto com Conass e Conasems, órgãos representantes de secretarias de Saúde de estados e municípios, as vacinas serão destinadas inicialmente a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses. Os critérios seguem as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da OMS.

Em cidades como Buri, com pouco mais de 20 mil habitantes, ainda não há previsão. A Secretaria de Saúde lembra que por enquanto, a prevenção é a única forma da população se proteger contra a dengue. O extermínio dos recipientes criadouros do mosquito Aedes Aeghypti é urgente e precisa da colaboração de todos os moradores.