Procedimento agilizou atendimento de mais de duas centenas de pacientes que aguardavam em Buri. Imagem / reprodução

Por Michel Lopes 02/05/2024 21h30.

Para diminuir a demanda, o município deu início ao ultrassom com doppler, técnica diferenciada que permite ao profissional analisar o movimento dos órgãos e o fluxo sanguíneo dos pacientes em tempo real. Os exames são realizados mensalmente no Ambulatório de Especialidades Médicas "Dr Plínio Bertocco", conforme agendamento. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 244 pacientes ja realizaram o procedimento. Outras 150 pessoas aguardam pelo ultrassom, seja de nível venoso ou arterial.

A iniciativa é do governo municipal e visa agilizar o atendimento de pacientes que aguardam há tempo, melhorar o processo de acolhimento e trazer resolutividade.

"Todos sabemos que um dos maiores problemas que a gente enfrenta aqui em Buri e no país inteiro, são as filas para uma consulta com um especialista, um exame ou uma cirurgia eletiva. Temos certeza de que, nós vamos conseguir reduzir as filas, permitir que as pessoas tenham diagnóstico mais cedo e possam ter mais qualidade de vida. É isso que esperamos e é por isso que estamos lutando”.

O ultrassom com doppler é um exame que permite avaliar também se há obstruções, trombos ou placas de ateroma na circulação. O método permite ainda  o diagnóstico de doenças como varizes, trombose, aterosclerose e aneurismas e mapeia diversas patologias facilitando o procedimento operatório.

O exame não é invasivo, portanto, descarta a necessidade de injeção de contraste ou medicações intravenosas e não utiliza radiação ionizante.