O calor e a falta de chuvas fortalecem a condição para queimadas na região. Foto: Michel Lopes/BC

A Defesa Civil Paulista emitiu alerta para risco elevado de queimadas em cidades da região sudoeste, incluindo em Buri/SP. De acordo com o órgão, o alerta se estende durante a semana, até sexta-feira (6).

A região também foi demarcada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que alerta sobre a baixa umidade relativa do ar, que deve ficar entre 20% e até 12%. Vale lembrar que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é entre 50% e 60%.

Neste sentido o órgão recomenda ainda ingestão frequente de água, uso de hidratantes de pele e ambientes umidificados. Além disso, recomenda-se a suspensão de atividades físicas e exposição ao sol durante o período mais quente do dia.

Em razão dos últimos alertas, 27 unidades de conservação na região foram fechadas na região, pelo menos até o 12 de setembro. A medida é preventiva e pode ser revisada conforme as condições climáticas e os riscos associados.

Neste período as equipes da Fundação Florestal ficarão focadas em ações de prevenção, monitoramento territorial e combate aos incêndios, além de prestar apoio às comunidades vizinhas.

Unidades fechadas no entorno de Buri. 

Estação Experimental - Buri, Itapeva, Itararé, Itapetininga.
Estação Ecológica - Angatuba, Itaberá, Itapeva, Avaré, Paranapanema.
Floresta Estadual - Avaré, Angatuba, Paranapanema. 

Fonte: Defesa Civil, INMET, G1