Nova gestão prevê cidade mais limpa ao intensificar fiscalização contra descarte incorreto de lixo e entulho. Foto: Departamento de Obras/ Arquivo.

Por Michel Lopes 13/01/2025

A Prefeitura de Buri anunciou que irá reforçar a fiscalização e notificar proprietários que realizarem descarte irregular de entulhos e materiais inservíveis em calçadas da cidade, conforme determina a legislação municipal. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (13) pelo prefeito Germano Peschel em suas redes sociais.

A medida abrange também resíduos de construção civil e outros materiais, com base na Lei Municipal nº 23/84, de 14 de novembro de 1984. A norma proíbe qualquer obstrução que comprometa o livre trânsito de pedestres, incluindo restos de lixo, entulho, podas, placas, cavaletes políticos, entre outros.

De acordo com o comunicado, a prefeitura recolherá todo material descartado irregularmente nas calçadas e aplicará as penalidades previstas em caso de reincidência. Os itens recolhidos serão encaminhados ao depósito municipal.

O tema tem provocado embates de narrativas no ambiente digital. Enquanto de um lado moradores cobram medidas eficazes na limpeza urbana, servidores municipais relatam dificuldades em atender a crescente demanda de recolhimento de resíduos descartados de forma inadequada.

Em 2023 o Buri Conectado publicou uma matéria onde equipes do departamento de obras recolheram em um só dia, 15 caminhões de lixo, entulho, podas, entre outros resíduos descartado irregularmente em calçadas e terrenos baldios. Na época o setor informou que o trabalho era feito com frequência, contudo, não aparentava devido ao descarte desorganizado e reincidência.

A expectativa agora é de que as medidas adotadas pelo novo governo contribuam para solucionar o problema, promovendo benefícios para toda a comunidade.

Anúncio feito na rede social do prefeito de Buri. Foto / Reprodução.