Tecnologia permite o tratamento sustentável de resíduos --- Foto: Prefeitura Municipal/ Divulgação.

Michel Lopes 14/02/2025

O município de Buri poderá receber uma usina de tratamento de resíduos urbanos e figurar entre as poucas cidades brasileiras que eliminam seus resíduos por meio desta tecnologia. A carta de intenção para viabilizar o projeto foi assinada entre o prefeito e o diretor executivo da Oxipira Oby Ambiental, Carlos Henrique Novaes Banov, durante uma reunião realizada no Paço Municipal na última quinta-feira (13).

A comitiva, liderada pelo prefeito Germano Peschel e composta pelo vice-prefeito Ronaldo Danilo de Almeida, pela presidente da Câmara, Cláudia Maria, pelo secretário de Meio Ambiente, Cleberson Donizete Camargo e pelo advogado José Roque Dias, visitou áreas com potencial de abrigar a usina de pirólise.

A pirólise é uma tecnologia inovadora que permite o tratamento sustentável de resíduos e a geração de energia limpa. Com a assinatura da carta de intenção, Buri dá o primeiro passo para captar e reter CO₂ da atmosfera. Neste sentido a cidade contribui para a sustentabilidade ambiental e aproxima-se da conquista do selo verde.

Um município que conquista o Selo Verde obtém diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais. Esse reconhecimento certifica que a cidade adota práticas sustentáveis e cumpre requisitos ambientais.

O que é Pirólise?

A pirólise é um processo térmico de decomposição química de materiais orgânicos na ausência de oxigênio ou com uma quantidade mínima dele. Esse processo ocorre em altas temperaturas (geralmente entre 400°C e 800°C) e gera produtos como gases, líquidos e resíduos sólidos.

Benefícios da Pirólise.

Aproveitamento de resíduos – Permite a conversão de plásticos, biomassa e pneus usados em produtos úteis, reduzindo a poluição ambiental.

Menor emissão de poluentes – Como ocorre sem oxigênio, há menor liberação de gases tóxicos em comparação com a queima direta, entre outras vantagens.