Criminosos furtaram centrais de abastecimentos de água em Buri, Itararé, Itaberá, Coronel Macedo, Itaporanga, Joanópolis, Assis, Maracaí e Paraguaçu Paulista --- Foto: Policia Civil/ Reprodução.

Michel Lopes 12/02/2025

A Polícia Civil prendeu, na última quarta-feira (12), uma quadrilha suspeita de furtar equipamentos eletrônicos e componentes de centrais de abastecimento de água da Sabesp em cidades da região, incluindo Buri/SP.

A ação fez parte da 'Operação Soft Starter', que cumpriu sete mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, em Mogi das Cruzes e São Paulo. Durante as buscas os policiais apreenderam objetos relacionados ao crime.

Segundo as investigações, o grupo furtava chaves elétricas dos equipamentos, conhecidas como soft start, essenciais para o funcionamento do sistema hidráulico e o abastecimento de água. Esses componentes, de alto valor, eram revendidos no mercado clandestino. O prejuízo estimado com os furtos chega a R$ 400 mil.

Em Buri, um dos crimes ocorreu em outubro do ano passado, quando a quadrilha invadiu as instalações da Sabesp durante a madrugada de um final de semana. O furto comprometeu o abastecimento de água na cidade.

Essa não foi a primeira vez que criminosos tentaram roubar equipamentos da companhia. Em 2021, a Guarda Civil Municipal frustrou uma tentativa de furto à sede operacional da Sabesp. Na ocasião, os invasores arrombaram portas, reviraram salas e cortaram uma grande quantidade de fiação elétrica, mas acabaram fugindo sem levar o material. Os alarmes e sensores da unidade também foram danificados.

Os investigados foram levados ao Segundo Distrito Policial de Mogi das Cruzes, para depois serem encaminhados a audiência de custódia. A operação contou com a participação de 50 policiais.

Furto nas instalações de captação de água da Sabesp em  2024, prejudicou abastecimento em Buri --- Foto: Sabesp/ Arquivo.