![]() |
Evento evidencia o compromisso da rede municipal de ensino com a promoção da educação científica e o incentivo ao protagonismo juvenil - Fotos: Geraldo Lopes/ Acervo Pessoal. |
Alunos de três escolas da rede municipal de ensino de Buri/SP, participaram esta semana da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). As atividades de lançamento ocorreram nos campos do Bandeirantes Futebol Clube e da Vila Rosa e reuniu turmas do Ensino Fundamental II das escolas Elisa Martirani Winkler, Professora Haydee Ferreira Arato e Professora Sueli Aparecida M. N. Rodrigues.
A OBAFOG é uma competição de abrangência nacional que mobiliza anualmente estudantes do Ensino Fundamental e Médio em todo o país. Seu principal objetivo é promover a construção e o lançamento de foguetes artesanais, visando o maior alcance horizontal possível. Os lançamentos exploram conceitos de física e engenharia, com intuito de maximizar a distância percorrida.
Os foguetes são confeccionados com materiais recicláveis, como garrafas PET, e montados sobre bases feitas com canos de PVC. A propulsão é gerada por uma mistura de água e ar comprimido, que proporciona uma experiência prática, divertida e educativa aos participantes.
Além de despertar o interesse pela ciência, a OBAFOG valoriza o desempenho dos alunos com a entrega de certificados e medalhas. As melhores marcas são enviadas à Comissão Organizadora Nacional e dependendo dos resultados, as equipes podem ser convidadas a representar o município na etapa nacional do evento, que será realizada no Rio de Janeiro/RJ. Lá, além de concorrer a a troféus e medalhas, as equipes podem vivenciar a troca de experiências com estudantes de todo o Brasil.
A realização da Olimpíada Brasileira de Foguetes em Buri contou com o envolvimento ativo de alunos, professores e funcionários das escolas, evidenciando o compromisso da rede municipal de ensino com a promoção da educação científica e o incentivo ao protagonismo juvenil.