A cidade  mantém viva a memória da Revolução de 32 de diferentes maneiras - Foto: Omar Chain/ Acervo Pessoal. 

Michel Lopes 15/05/2024 

Personalidades do município de Buri receberão a Medalha “Pela Lei”, concedida pela Sociedade Veteranos de 32 (MMDC), em solenidade marcada para esta sexta-feira (16), no Melken Pub.

Dentre os homenageados estão Claudia Maria de Lima, José Roque Dias, Pedro Albuquerque Junior, Capitão PM Wilmar Duarte Maciel, 2º Tenente PM Sandro Martinelli, 2º Sargento PM Deniz Willian de Souza Almeida e o Cabo PM Fábio Cristiano Machado Laureano. Também receberão medalhas personalidades de Nova Campina/SP, Guapiara/SP, da Marinha do Brasil, da Aeronáutica e da Policia Militar do Estado de São Paulo.

A Medalha “Pela Lei” é destinada a cidadãos que se destacam na defesa da lei e da ordem, tanto no Brasil quanto no exterior. Durante o evento, serão condecoradas pessoas que contribuem para a preservação da memória histórica e que mantêm vivos os ideais cívicos da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia deve reunir autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade civil.

Ao longo dos anos, Buri/SP tem mantido viva a memória da Revolução por meio de homenagens a ex-combatentes, participação em eventos do MMDC (Sociedade dos Veteranos de 32) e cerimônias cívicas. Alguns nomes de ruas, praças e monumentos fazem referência aos combatentes e a própria batalha.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento liderado por São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas, exigindo uma nova Constituição para o Brasil. Embora derrotado militarmente, o movimento foi decisivo para a convocação da Assembleia Constituinte em 1933.

Buri teve uma participação significativa na Revolução, sendo palco de importantes combates que marcaram a resistência paulista contra as forças federais. A cidade também homenageia o cadete Ruytemberg Rocha, herói da Revolução de 1932, com uma estátua de bronze no Largo da Estação, no centro. Ele tombou em combate defendendo as tropas paulistas do avanço getulista.