![]() |
| Motoristas relatam prejuízos e riscos de acidentes em trecho da vicinal que pertence a Capão Bonito - Fotos: Redes Sociais |
Michel Lopes 02/12/2026
Motoristas que chegam ou deixam o município pela Vicinal Joaquim Lopes de Almeida têm questionado a falta de manutenção da pista no trecho que pertence a Capão Bonito (SP). Imagens registradas por usuários da via mostram diversos buracos, alguns com profundidade suficiente para causar danos significativos aos veículos e até provocar acidentes.
Outro problema apontado é a ausência de acostamento em boa parte do trecho, que está tomado pelo matagal. A situação impede que motoristas realizem paradas de emergência ou manutenção veicular em casos de pane mecânica ou colisão.
A vicinal liga os municípios de Buri e Capão Bonito (SP) e é amplamente utilizada por moradores que trafegam diariamente entre as duas cidades, seja a trabalho, estudo ou outros compromissos. Atualmente, a responsabilidade pela manutenção da estrada é dividida entre os dois municípios. A Prefeitura de Buri informou que mantém os reparos e os serviços de conservação no trecho sob sua jurisdição. No entanto, segundo relatos de motoristas, no trecho pertencente a Capão Bonito os buracos têm aumentado significativamente, causando prejuízos e riscos à segurança.
Em resposta ao Buri Conectado, o municipio de Capão Bonito disse que fez duas intervenções de manutenção por meio de operação tapa-buracos e promoveu reuniões com intuito de responsabilizar empresas que utilizam o trecho para transporte de cargas pesadas, visando minimizar os impactos decorrentes desse tráfego. Ainda, que uma nova etapa de recuperação da via esta prevista para o primeiro bimestre deste ano, assim que concluído o processo licitatório
Em 2025, houve um avanço importante no processo de estadualização da via, que passará a integrar a rodovia SP-189, o que garante investimentos do Governo do Estado. Na ocasião, os prefeitos de Buri e Capão Bonito estiveram no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), onde protocolaram a documentação para que a estrada seja administrada pelo Estado. Embora não tenha sido divulgada uma data específica, o comunicado informava que a estadualização ocorreria em breve.
A estadualização da Vicinal Joaquim Lopes de Almeida representa um avanço relevante, pois deve assegurar padronização e melhor qualidade na malha asfáltica, além de reduzir custos para as administrações municipais.


