Foto acervo Gilmar Rosa
Após receber uma denúncia, o presidente da Câmara Gilmar Rosa foi verificar e teria constatado, conforme uma publicação feita por ele em sua página na rede social, que remédios da farmácia municipal de Buri estariam sendo carregados para serem distribuídos em Capão Bonito.

Na publicação Gilmar Rosa disse ter ido até a farmácia municipal conversar com a enfermeira responsável e chegando lá, encontrou um veículo da cidade referida, fazendo o carregamento.

Questionada por Gilmar Rosa, a enfermeira teria dito que havia uma quantia exorbitante daquele tipo de medicamento no estoque e por esse exato motivo estaria sendo doados. Ainda na publicação o presidente do legislativo de Buri questionou sobre a cidadania da enfermeira e o destino dos medicamentos serem os mesmos. Ele teria indagado o porque dos medicamentos não serem doados para outros municípios com rendas inferiores, ou mesmo para Itapeva, onde burienses são diariamente atendidos.

Gilmar Rosa disse ao Buri Conectado que entrará em contato com a FURP " Fundação Para Remédio Popular" responsável pela distribuição e também com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, para saber os motivos de alguns tipos de remédios virem demais outros menos. Ele informou ainda que irá averiguar se o ocorrido é tendencioso e ilegal ou foi erro administrativo da farmacêutica.

Conversamos também com o secretário de saúde de Buri Valdo de Campos, que nos informou que esse procedimento é comum entre as cidades conveniadas tendo em vista que o remédio é do Estado e que não há irregularidade. Isso significa que quando sobra determinado medicamento, para não haver perdas, o mesmo é distribuído a outras farmácias municipais conveniadas, assim como segundo ele, a farmácia municipal de Buri já recebeu medicamentos vindos das mesmas.

Por Buri Conectado