Imagem Ilustrativa
O presidente da CĂąmara Gilmar Rosa recebeu recentemente uma denĂșncia, sobre possĂ­veis irregularidades na distribuição do benefĂ­cio bolsa famĂ­lia e que depois de constatado, apontaria para conta de uma empresĂĄria, com empresa em Nova Campina. Segundo documentos, ela estaria recebendo o benefĂ­cio em Buri

Indignado, o presidente Gilmar Rosa disse haver visitado a sede do CRAS em Buri "Centro de ReferĂȘncia de AssistĂȘncia Social", para questionar o bloqueio do benefĂ­cio de uma famĂ­lia buriense, formada por alĂ©m do casal, mais cinco filhos, dois deles segundo ele, deficientes. Na ocasiĂŁo ele informou que a denĂșncia feita por ele, junto ao MinistĂ©rio do Desenvolvimento Social e tambĂ©m no MinistĂ©rio PĂșblico, seria para averiguar se houve ou nĂŁo favorecimento por parte da Secretaria da Promoção Social de Buri.

A SecretĂĄria do Desenvolvimento Social de Buri Raquel Almeida, enviou-nos uma nota, onde explicou em detalhes sobre o assunto.

Sobre o Bolsa FamĂ­lia

O Bolsa FamĂ­lia Ă© um programa de transferĂȘncia de Renda para famĂ­lias com Renda per capta de atĂ© R$ 154,00 (Cento e CinqĂŒenta e Quatro Reais). Para receber o benefĂ­cio, a famĂ­lia precisa estar devidamente cadastrada no CADUNICO, que Ă© o cadastro Ășnico para Programas Sociais. 

Podem fazer o Cadastro Único, famĂ­lias que ganham atĂ© meio salĂĄrio mĂ­nimo por pessoa ou que ganham atĂ© 03 salĂĄrios mĂ­nimos de renda mensal, porem para receber o bolsa famĂ­lia Ă© obrigatĂłrio ter Renda per capta de atĂ© R$ 154,00 jĂĄ que o Cadastro Único, nĂŁo Ă© utilizado somente para o Bolsa FamĂ­lia, pode ser utilizado tambĂ©m para outros programas assim como: Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde, PETI, Programa de Fomento Ă s atividades Produtivas Rurais, Carteira do Idoso, Programa de Cisternas, Telefone Popular, Tarifa Social de energia, entre outros. O Nome jĂĄ diz “Cadastro Único”. As informaçÔes para o Cadastro Único sĂŁo auto declaratĂłria. O responsĂĄvel familiar (RF) assina um termo conforme o Art. 299 do cĂłdigo penal – Decreto Lei 2.848 / 40 e nĂŁo se deve exigir do ResponsĂĄvel Familiar documentos comprobatĂłrios dos rendimentos familiares, para realizar a atualização cadastral e cadastramento Ă© necessĂĄrio levar comprovante de endereço, escolaridade e documentos pessoais de toda a famĂ­lia.

 Quem apura as irregularidades e penas para elas.

As informaçÔes sĂŁo coletadas pelo municĂ­pio, pelos entrevistadores municipais e registradas nos formulĂĄrios e posteriormente deve ser inserida no sistema do Cadastro Único, quem vai processar essas informaçÔes Ă© em “BrasĂ­lia”, o municĂ­pio apenas colhe os dados e lança no sistema, Ă© de responsabilidade de cada um as informaçÔes dadas, caso o entrevistado venha a ser beneficiĂĄrio de algum programa a que nĂŁo tenha direito, ele poderĂĄ ser penalizado por omissĂŁo de informaçÔes ou pela prestação de informaçÔes inverĂ­dicas. Hoje o municĂ­pio de Buri conta com 1801 famĂ­lias recebendo o Bolsa FamĂ­lia e com 3015 famĂ­lias cadastradas no Cadunico, todo ano o MDS (MinistĂ©rio de Desenvolvimento Social) disponibiliza aos municĂ­pios uma listagem com as famĂ­lias suspeitas de irregularidades, e sĂŁo realizadas visitas domiciliares por profissionais contratados somente para esta finalidade, inclusive no ano passado teve um “Vereador” que recebeu visita domiciliar de uma tĂ©cnica.

Atuação de Buri contra essas irregularidades

Buri Ă© um dos poucos municĂ­pios que contrata profissionais somente para esta finalidade, para que haja rigor na fiscalização, e assim cumprir com as determinaçÔes feitas pelo Governo Federal. Essas Visitas Domiciliares, tambĂ©m sĂŁo realizadas em caso de dĂșvidas sobre a veracidade das informaçÔes prestadas no ato do Cadastramento e/ ou atualização cadastral e tambĂ©m mediante denĂșncias recebidas, conforme recebemos denĂșncias sobre irregularidades, realizamos Visitas Domiciliares, pois denunciar Ă© dever de todo cidadĂŁo, o caso citado pelo Vereador Gilmar Rosa jĂĄ havia sido denunciado hĂĄ dias atrĂĄs, nĂŁo Ă© recente, e o municĂ­pio jĂĄ havia tomado todas as providencias cabĂ­veis, inclusive com registros no MDS e SIBEC – Sistema de BenefĂ­cios ao CidadĂŁo.

 As alteraçÔes que podem ocorrer

As vezes ocorre que no momento em que a pessoas faz o cadastramento ela encontra – se em uma determinada situação financeira, porĂ©m esta realidade pode mudar, pois o ser humano Ă© passĂ­vel de mudanças, por isso no ato do cadastramento ou atualização cadastral orientamos o ResponsĂĄvel Familiar a qualquer mudança na renda familiar, endereço, escola, composição familiar, deverĂĄ procurar o CRAS para fazer as alteraçÔes, caso nĂŁo ocorra nenhuma alteração no nĂșcleo familiar, a atualização cadastral deve ser feita obrigatoriamente de 02 em 02 anos, contados a partir da Ășltima atualização.

Beneficio da famĂ­lia buriense bloqueado

Referente ao caso informado pelo Vereador Gilmar, sobre o bloqueio de uma famĂ­lia, esclareço que existem certos tipos de bloqueio que somente podem ser desfeito pelo Gestor Federal, nestes casos encaminhamos os dados para BrasĂ­lia e aguardamos as instruçÔes de como proceder para efetuar o desbloqueio. Como jĂĄ mencionado anteriormente o municĂ­pio apenas colhe as informaçÔes e lança no sistema, quem dĂĄ as regras para o Programa Ă© “BrasĂ­lia”. Tem muitas coisas referente ao programa que discordamos, pois com os preços elevados nos dias atuais sabemos que uma renda per capta de atĂ© 154,00 por pessoa Ă© uma renda muito baixa para se viver com dignidade, mas estes critĂ©rios sĂŁo estabelecidos pelo governo Federal e nĂŁo pelo Governo Municipal.

Por Buri Conectado