Na semana passada o Buri Conectado publicou uma matéria referente a Sessão Extraordinária ocorrida na quarta feira (07), que segundo informações a que tivemos acesso, deveria pautar entre alguns projetos enviados pelo Executivo, a "transição de Chico Lopes (de vereador à secretario do governo) possivelmente de obras. Pouco depois da publicação (logo abaixo) o presidente do Legislativo (Gilmar Rosa), informou que naquela ocasião, não haveria votação sobre afastamento e/ ou transição "Não será votado afastamento de nenhum Vereador" disse.

Realmente, a transição não foi discutida na quarta feira (07), porém o assunto continua "assombrando" os bastidores da política buriense e ao que tudo indica, será definido "hoje" segunda feira (12) em Sessão Ordinária. Ao que parece, apesar da prévia referente ao resultado positivo a essa transição, essa Sessão promete ser bastante "tempestiva".

O Buri Conectado entrou em contato com os vereadores, para saber a posição e o que eles pensam referente ao tema.

Vereador Armando Machado "Nei" (PP)

Entrou logo no início de 2017 como 1° suplente, após transição de  Ronaldo Danilo, que deixou a vereança para assumir a Secretaria de Saúde.
"Meu voto é sim , como a  maioria dos votos dos outros vereadores".

Vereador Joaquim Fonseca "Pipo" (PDT)

"Meu voto será sim, não que eu esteja afoito pela sua nomeação, mas pela convicção de que esse tipo de coisa não deveria passar pelo plenário. A câmara não deve atrapalhar o governo, como já aconteceu num passado recente. Toda boa sorte ao Sr. Francisco."

Vereador Estefano Spaluto Queiroz (PTB)

"Tratando-se de um pedido vindo do prefeito, temos que apoiar pois acho que esta faltando gente de confiança para ajudar o prefeito. Mas de outro lado, sou contra, pois é um desrespeito ao eleitor que deu seu voto para que ele pudesse ser vereador "


Vereador Lorevilson Cavalcante (PDT)

"Politicamente é ruim pra ele, pode se queimar, porém a lei permite.Eu não faria isso. Enquanto a lei da esse suporte, sempre vai acontecer isso. Já aconteceu e vai continuar acontecendo.Teria que alterar essa lei pra não ter brecha. Se ele quer ir, vá com Deus e responda aos seus eleitores"

Vereador Renato Vieira Cassú (PSL)

"Acho anti ético, eu não faria isso pois tenho compromisso com os meus votos. Mas, não é um procedimento ilegal e se ele quer, que assim seja"

Vereador Celso Caiubi Albuquerque Camargo Kubo (PDT)

"Respeito a opção do vereador em assumir uma secretaria municipal, acredito que cada um tem liberdade de escolha. Logicamente que sofrerá consequências com seus eleitores no município. Terei que votar respeitando o regimento, acredito que a licença do vereador será aprovado, tendo em vista ser interesse do prefeito e tendo a maioria na câmara municipal".

Vereador Reginaldo Correa "Naldo" (PSD)

"Fui contra o primeiro afastamento do Ronaldo Danilo, para integrar a Secretaria de Saúde e serei contra novamente o de Chico Lopes. O vereador tem que honrar os votos que recebeu do eleitor".

Não conseguimos o contato do vereador Dorival Soares "Califórnia" (PEN)

Entramos em contato com o vereador Chico Lopes, mas ninguém atendeu. Os demais vereadores não se manifestaram (até o fechamento dessa matéria).

Nós também ouvimos o 2° vereador suplente "prestes a integrar o Legislativo" Rener Gustavo Mendonça "Pastor Rener" (PP), sobre sua expectativa com relação ao assunto.

"Receber a notícia de que irei assumir a vereança só aumenta minha responsabilidade, que agora não se resume a minha comunidade mas se entende a todos os munícipes da cidade de Buri. Espero exercer minhas atribuições da forma mais reta possível, buscando sabedoria de Deus para que minhas decisões sejam tomadas pensando no bem comum. Quanto a decisão do nobre Vereador Chico Lopes prefiro não me manifestar".

Por Buri Conectado