MADE IN BURI: PROJETO "TERAPÊUTICO" QUE AUXILIA NA RENDA E AFASTA A DEPREDAÇÃO DA NOSSA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA.


Mais que uma fonte de renda auto sustentável, o "Made in Buri" projeto criado em 2005, também serve como terapia a muitos de seus alunos, independente da idade.

Hoje com treze anos, o ponto de cultura está localizado no prédio da antiga estação ferroviária, em frente a praça dos Expedicionários. O projeto iniciou dentro da escola municipal Sueli Aparecida Monteiro Nogueira Rodrigues (Vila Sene) através de sua atual coordenadora e ainda diretora da escola, Zelinda Saraiva Arato.

Ela se encantou na época com os trabalhos desenvolvidos por um casal de japoneses, que instalados dentro de um ônibus e durante oito meses, confeccionaram e venderam diversos produtos artesanais na cidade.

Atendendo ao convite de Zelinda, o casal passou a ensinar suas técnicas a pais e alunos no interior da instituição de ensino. A adesão foi tamanha, que num determinado período o espaço já não comportava o número de integrantes. Nesse momento surgiu a necessidade de um espaço próprio para continuidade dos cursos. Foram vários endereços provisórios até que o projeto enfim fosse instalado no prédio da antiga estacão.

Sem visível funcionalidade, o prédio visto como um importante patrimônio buriense, essencial na formação da cidade, com registros históricos fundamentais na revolução constitucionalista de 32, afastou a possibilidade da depredação e ruínas. Mais do que nunca, após hospedar o artesanato buriense, o local passou a ser protegido e preservado, tanto pela equipe do "Made in Buri", quanto pela prefeitura municipal, que inclusive recentemente contribuiu com a reforma e acessórios (lâmpadas, fiação, etc).





Além de crochê, pintura em tecidos, entre outros, o projeto oferece atualmente cursos de culinária. Os alunos não tem custos quanto a confecção de seus produtos, já que os materiais são fornecidos gratuitamente. Porém, 10% das vendas total (ou de cada produto) são direcionadas para a manutenção e continuidade do Made in Buri.

Segundo Silvana Aparecida de Almeida, que trabalha no local, existe uma grande variedade de produtos, com valores que alternam entre  R$ 2,00 (dois reais) a R$ 500,00 (quinhentos reais). Mais do que uma renda no final do mês, que varia de pessoa para pessoa e de acordo com as vendas, a possibilidade dos encontros, trocas de experiências, descontração é o que move esses artesãos.

Por trás de cada produto, uma história; seja de dificuldades, tristezas, alegrias ou mesmo superação. Quando se compra um produto do Made in Buri, investe-se na auto estima de cada integrante e no fortalecimento do aprendizado e cultura 
da nossa gente. 





Por Buri Conectado




MADE IN BURI: PROJETO "TERAPÊUTICO" QUE AUXILIA NA RENDA E AFASTA A DEPREDAÇÃO DA NOSSA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. MADE IN BURI: PROJETO "TERAPÊUTICO" QUE AUXILIA NA RENDA E AFASTA A DEPREDAÇÃO DA NOSSA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. Reviewed by Buri Conectado on 13:00:00 Rating: 5
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Featured Video