O projeto "Vivendo a Melhor Idade" além de trazer alegria, tende espantar o desânimo e proporciona interação tornando os idosos do Lar São Vicente de Paulo de Buri mais dispostos. A cada quinze dias eles participam de um "piquenique" com direito a "roda de viola". Essa atividade quinzenal tem como finalidade proporcionar entretenimento, socialização, estimulação cognitiva e principalmente, a ruptura gradativa da ociosidade.

O projeto faz parte do plano anual da aérea social do "LSVP" e foi desenvolvido em conjunto entre a psicóloga e a assistente social. As ações também contam com a participação e empenho dos demais profissionais do Lar, desde a administradora até os seus cuidadores.

O policial militar Paulo Freitas e o guarda municipal Mario Gonçalves uniram-se a causa e a cada evento, tocam, cantam e encantam os velhinhos.

Freitas disse que se sente satisfeito em poder contribuir proporcionando alegria aos idosos através da musica.

O GM Mario informou que ficou muito satisfeito e prontamente aceitou o convite. Porém por se tratarem de funcionários públicos na área da segurança, tanto ele quanto o PM Freitas, solicitaram autorização junto ao secretário de Defesa Civil do município Sr. José Maria de Barros e ao Sargento Sabóia, que se identificaram com o projeto e os autorizaram a participar disponibilizando o horário.

"A nós tem sido muito gratificante essa participação, pois vemos o quanto esse pequeno gesto tem feito bem a eles, pois cantamos ali um repertório de música sertaneja raiz e também músicas evangélicas do mesmo seguimento rítmico e observamos que vários dentre eles cantam conosco as músicas mais conhecidas; gostaríamos em poder contribuir muito mais com aqueles velhinhos tão amáveis e que já tanto fizeram por nós, mas observamos que pequenos gestos de amor já fazem bastante diferença n a vida deles". 

A psicóloga Laís Lopes Freire informou também que os idosos de diversos graus de dependência tem participado ativamente dessa atividade e aprovado o desenvolvimento dela. Alguns cantam, outros pedem músicas, além daqueles que se emocionam ao lembrar de sua juventude ouvindo as modas de viola marcantes em suas vidas.

Ela ressaltou que além desse, existem projetos sendo desenvolvidos no Lar; como o Dia de Feira, Celebrando a Vida (comemoração dos aniversariantes do mês), Alem dos Muros (acompanhamento terapêutico social individualizado na cidade) entre outros.


Se você gostou e também quer ser um desses anjos e participar desses projetos, entre em contato com o Lar: Avenida Pascoal Spaluto (15) 99675-8171




Por Buri Conectado