O fluxo de caminhões carregados com madeira que passam pelo Matão cresceu recentemente e está gerando desconforto entre alguns moradores, além de danos na vicinal que liga o distrito à Buri.

É possível perceber nas imagens enviadas ao Buri Conectado, trechos da pista afundando e com buracos.

O aumento desse tipo de tráfego pelo trecho se dá por conta do corte de uma grande floresta de eucalipto naquela região. A reclamação ilustrou como esse procedimento era feito em outro momento. "Durante a gestão do ex prefeito Ú Fonseca os carregamentos eram desviados pela rodovia Faustino Daniel da Silva até a Raposo Tavares (Tibiriçá)" o que evitava, segundo a queixa, os estragos no asfalto.


Em contato com o prefeito Omar Chain, questionamos se a empresa responsável pelo corte e transporte dessa madeira, gera boa receita "lucro" ao cofre público municipal, que compensasse os estragos na estrada, apontados pelos moradores do Matão.

O prefeito informou que o aumento do fluxo de caminhões deriva-se da supressão do eucalipto, que deverá ser substituído a médio prazo, pelo cultivo de cereais, já que a fazenda que hospeda a floresta foi vendida. Ele disse ainda que referente a receita, ou seja os "lucros", a prefeitura arrecadou com a empresa quase meio milhão de reais. 

"Fomos procurados pela empresa, e já conseguimos que eles refaçam o asfalto da Delfino Fonseca ainda esse ano! Ela fará ainda 1 km de asfaltamento na saída da Capelinha sentido Rondinha, também esse ano". Disse Omar

Sobre os danos causados em trechos da estrada que liga o distrito a cidade o prefeito informou que está negociando os reparos da vicinal, que segundo ele devem acontecer ainda esse ano.  

Por Buri Conectado