Os vereadores de Buri decidirão hoje em sessão ordinária na Câmara, quem será o próximo presidente.

O que faz um presidente?

Presidente da Mesa (que nós chamamos de Presidente da Câmara) desempenha funções de legislação, de administração e representação. Exerce função de legislação quando preside o Plenário, orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução. Exerce função de administração quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva e finalmente de representação quando atua em nome da Câmara.

O presidente ganha mais que os demais vereadores?

Não se fala em salário para vereadores e sim subsídios. O Presidente pode eventualmente receber um gratificação pelo exercício da Presidência, desde que previsto nas Lei Orgânica, ou no Regimento Interno ou em Lei ou em Decreto Legislativo, etc. Não havendo tal previsão, mesmo na Presidência, seu subsídio será o mesmo dos demais.

O salário de um vereador em Buri é de R$ 4,460.00 (quatro mil quatrocentos e sessenta reais). Com os subsídios o presidente da Câmara buriense fatura em média R$ 6,689,00 (seis mil, seiscentos e oitenta e nove reais). 

Concorrem nessa segunda feira (26) um total de nove chapas. Destas, três de autoria do vereador Renato Vieira Cassu, sugerem que o vereador 'Celso Caiubi' presida a mesa no próximo biênio.

Em outras três chapas - duas indicadas pelos vereadores, Ronaldo Danilo, Gilmar Rosa e uma de autoria desconhecida - concorre o vereador 'Chico Lopes'.

'Estefano Spaluto' - presidente temporário após a Justiça ter afastado Gilmar Rosa - concorre na chapa criada por Reginaldo Correa. Os vereadores 'Ronaldo Danilo' e 'Reginaldo Correa' concorrem em chapas criadas por eles próprios.

As chapas são formadas pelo presidente - vice presidente - 1º secretário e 2º secretário.

Numa sondagem realizada pelo Buri Conectado, o vereador Celso Caiubi aparece como 'o mais cotado' para presidir o Legislativo.

Correção: Na imagem colocamos Reinaldo Correa. O correto é Reginaldo Correa.

Por Buri Conectado