Entra ano, sai ano e geralmente nesse período - fim de ano - começa a faltar água em Buri. Saturada de desculpas e remendos os internautas através de suas redes sociais botaram a boca no trombone, exigindo um serviço a altura do que dizem pagar.

Esse transtorno iniciado no sábado (15) e que se arrasta nessa segunda feira (17) pode ter seu lado positivo. Apesar do incômodo de chegar em casa após um dia de exaustivo de trabalho, num calor de 34º C e não encontrar água pra beber, cozinhar ou mesmo tomar o merecido banho, a falta de água trouxe a tona uma possível  'dívida' por parte da Companhia que abastece Buri, para com a população.

O que disse o prefeito.

Questionado sobre as providências que seriam tomadas pela prefeitura quanto ao problema, o prefeito Omar Chain disse que já entrou com ação junto ao Ministério Público, solicitando agilidade referente as melhorias, que disse estarem atrasadas.

"Já temos ações junto ao ministério público quanto algumas melhorias que já estão atrasadas" [SIC]

O prefeito disse ainda que o contrato com a Companhia foi renovado em 2008 - por trinta anos - enquanto Ú Fonseca estava a frente do Executivo. Segundo ele, esse contrato foi mau elaborado, já que na ocasião o ex prefeito não teria feito grandes exigências. Além disso, os prazos constados em contrato são estendidos, o que segundo Omar, beneficia apenas a empresa. Para ele, perdeu-se ali, a oportunidade de se elaborar um plano melhor para investimentos. 

O que disse o ex prefeito.

Nós entramos em contato com o ex prefeito Ú Fonseca. Ele confirmou que em seu primeiro mandato renovou o contrato - por trinta anos - com a companhia, mas negou ter abrandado o documento. Além disso ele disse ter pago na época, uma dívida que o município tinha com a empresa, segundo ele originada na gestão do ex prefeito Jorge Loureiro. 

Ú informou ainda que deverá levar ao conhecimento - durante a diplomação do deputado estadual Frederico D' Avila e do governador Dória - o transtorno chamado por ele de 'crime contra os burienses' protagonizado segundo seu relato, pela Companhia e o atual secretário de recursos hídricos.

"... estarei amanhã na diplomação do Frederico e já vou levar ao conhecimento dele e do Dória o crime que a Sabesp vem cometendo com Buri, com ajuda do atual deputado Giriboni, secretário dos recursos hídricos" [SIC]

Ainda segundo ele, a Companhia responsável pelo abastecimento de água e esgoto estaria devendo o que chamou de 'imenso investimento', na construção de uma 'caixa' de armazenagem e distribuição de água. Ú disse também que existe uma planta e um terreno destinado para tal construção - que seria atrás do CDHU Buri G - e que se nada for resolvido, deverá procurar o Ministério Público.


Na batalha dos culpados e das providências a população buriense que paga pelo serviço e não o tem há 03 dias, torce pela agilidade dos responsáveis.

Por Buri Conectado