Quando parecia que o transtorno da falta de água havia acabado, pela manhã dessa segunda feira (17) um comunicado da Sabesp surpreendeu a população, que ficou bastante revoltada. O comunicado compartilhado na página da prefeitura informava que uma nova manutenção seria necessária. O fornecimento de água foi novamente interrompido em alguns bairros. Em contato por telefone com uma atendente da Sabesp, fomos informados que foi necessário reparos no sistema por conta de vazamento na adutora e que a previsão para a normalização do abastecimento era pra durante a noite.

O problema começou no sábado (15). Segundo informações a que tivemos acesso o fornecimento de água foi interrompido por volta das 15:00 horas, devido ao rompimento da adutora responsável pela distribuição de água na cidade. Desde então, uma equipe da Sabesp esteve no local - em frente ao parque do Tubarão - realizando os reparos. A companhia chegou a emitir um comunicado através de um carro de som, sugerindo economia e informando aos cidadãos, que o abastecimento deveria ser normalizado a partir das 23:00 horas daquele dia, o que não aconteceu.

Parte do encanamento que havia se rachado - devido segundo os técnicos
 a alta pressão da água - foi substituído no domingo (16). Quase 24 horas depois o fornecimento de água voltou a ser feito gradualmente, especialmente nos bairros localizados nas regiões mais baixas da cidade.

Nas redes sociais, relatos de indignação de moradores que vivem na Vila Rosa, Jardim Domigues, Jardim Brasil, Jardim Mariazinha, São João e Kurt Kriechle, apontavam que suas torneiras continuavam secas durante essa madrugada. Ainda segundo os argumentos, nessas regiões já passam das 36 horas sem o abastecimento. Louças empilhadas, banhos comprometidos, etc, essa é a situação em Buri nesse momento.

A prefeitura liberou hoje o acesso à algumas escolas municipais para captação de água de seus reservatórios. Caminhões pipas também estão percorrendo por alguns bairros levando água. Desde domingo o ex prefeito Ú Fonseca vem fornecendo 1000 litros de água potável 'por pessoa' - captada de um poço artesiano aos fundos de seus empreendimentos comerciais.

São atitudes que tentam, mas não amenizam o transtorno e a revolta dos burienses, especialmente daqueles que já receberam a conta, sem ter uma gota de água em suas torneiras.



Por Buri Conectado