Poderia ser apenas um boato, mas não é! Buri está infestado pelo mosquito 'Aedes Aegypti' transmissor de dengue , zika e chikungunya e essa triste situação preocupa as autoridades da área da saúde.

Segundo a secretária de saúde de Buri, Iveline Cariati, dados da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada no mês passado na cidade, apontam que, em cada '100' residências visitadas, '12' foram detectados criadouros do mosquito. (Todos os bairros visitados estão infestados)

Esse índice está três vezes acima da média regional - 4,6 - que para o Ministério da Saúde, já supera os 3,99 na (ADL) colocando também essas cidades em situação de alerta.

Durante a 'Sala de Situação Municipal de Arboviroses' ocorrida na tarde dessa quarta feira (13) no Plenário da Câmara Municipal, foram discutidos vários aspectos, desde os trabalhos já desenvolvidos pelas equipes de saúde e brigadistas de setores da municipalidade - no combate a dengue - quanto as ações emergenciais que serão desenvolvidas.

Participaram dessa reunião, Carmen Fernanda R. Sozim do Grupo de Vigilância Sanitária (GVS) de Itapeva, Sueli Yasumaro Diaz  da Superintendência de Controle de Endemias Sorocaba (SUCEN),  enfermeira Kátia, que atuou na Vigilância Epidemiológica do Departamento Regional de Saúde (DRS) e o médico Dr. Ivan do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Itapeva. Também estiveram presentes alguns líderes religiosos, já que eles fazem parte da estratégia no combate a dengue, através da influência que exercem em suas respetivas igrejas.


"Estamos realizando 'arrastões' de limpeza nos bairros, sensibilizando todas as secretarias municipais de Buri e também os líderes religiosos, a fim de conscientizar o maior número de pessoas. Também estamos fazendo treinamento pela SUCEN, para uso de equipamentos de nebulização, trabalhos com alunos de todas escolas e faixas etárias, intensificando os pontos estratégicos, sala de espera nos postos de saúde e a coleta de pneus" finalizou Iveline

Como dito durante a Sala de Situação Municipal "a bomba está armada, é só acender o pavio"

Significa que além da conscientização da população buriense, agora mais do que nunca, é preciso que todos mobilizem-se, cooperando com a limpeza de seus quintais, coletando objetos que possam acumular água e outras providências, que afaste o perigo. 

Basta (01) uma pessoa entrar na cidade com dengue, para desencadear a epidemia. 


Por Buri Conectado