Na semana passada a revista 'Exame' publicou uma notícia em seu portal na internet, trazendo informações sobre contaminação na água potável de diversos municípios brasileiros.

Buri aparece num mapa construído através de um esforço conjunto entre a Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye, que revela o tipo de agrotóxico encontrado na água em cada cidade, além de apontar quais estão acima do limite de segurança - de acordo com a lei brasileira e regulação européia.

A matéria confirmou os dados que vinham sendo compartilhados - informalmente/ sem fontes - através de grupos no whatsapp, entre os burienses.

Intitulada "1 em 4 municípios tem “coquetel” com agrotóxicos na água" a reportagem ilustra que as empresas responsáveis pelo abastecimento de água em pelo menos 1.396 municípios, detectaram todos os 27 pesticidas (testes obrigados por lei). Destes, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

Veja a notícia publicada pela revista Exame na íntegra: clique aqui



Nós fizemos buscas no mapa e lá encontramos alguns resultados atribuídos a Buri. De acordo com os dados do Sisagua, dos 27 agrotóxicos detectados na água que abastece Buri (2014 e 2017), 11 estão associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos, são eles:

Alaclor ...................... detectado 14 vezes em 16 testes
Atrazina..................... detectado 14 vezes em 16 testes
Carbendazim.............. detectado 09 vezes em 09 testes
Clordano ................... detectado 14 vezes em 16 testes
DDT+DDD+DDE..... detectado 14 vezes em 16 testes
Diuron ....................... detectado 09 vezes em 09 testes
Glifosato.................... detectado 16 vezes em 16 testes
Lindano...................... detectado 14 vezes em 16 testes
Mancozebe................. detectado 09 vezes em 09 testes
Permetrina.................. detectado 14 vezes em 16 testes
Trifularina.................. detectado 13 vezes em 15 testes


A extensa lista de pesticidas encontrados na água que abastece Buri, segundo esses dados, também incluem: 2,4 D + 2,4,5 T | Aldicarbe | Aldrin | Carbofurano | Clorpirifós | Endossulfan | Endrin | Metamidofós | Metolacloro | Molinato | Parationa Metílica | Pendimentalina | Profenofós | Simazina | Tebuconazol | Terbufós.

Preocupados com a notícia e com os riscos oferecidos à saúde da população 'que já não anda boa das pernas' internautas contactaram o Buri Conectado e fizeram algumas sugestões.

A primeira chama a atenção da prefeitura municipal para elaboração de cursos que informem e estimulem o agricultor buriense a optar por processos orgânicos, evitando o uso de agrotóxicos em suas culturas.

Também sugerem orientação, tanto por parte das instituições de ensino, quanto dos próprios pais, para que crianças e jovens sintam os benefícios ao rejeitarem os agrotóxicos.

Por fim, alertam a população quanto as cobranças junto as autoridades competentes, vislumbrando investimentos orgânicos e o fim dos pesticidas que, conforme a reportagem da revista, estão relacionados a várias doenças, incluindo o câncer.

Navegando mais a fundo nas pesquisas relacionadas, pudemos observar que um outro problema, bastante típico entre os burienses, podem estar ligados a pesticidas já encontrados na água.

ALERGIAS

Conforme a 'ACAAI' (EUA) uma organização médica profissional de mais de 6.000 alergistas, imunologistas e profissionais de saúde aliados, com sede em Arlington Heights, Illinois, alergias alimentares podem estar ligadas a pesticidas na água da torneira. Caso você queira saber mais sobre o assunto, clique aqui. Ao abrir a página, opte em traduzir o conteúdo.

Também encontramos algumas dicas: Nove maneiras de você evitar resíduos de pesticida em sua comida.

Fonte: Exame, Cycle, ACAAI
Imagem: Ilustrativa/ internet
Por Buri Conectado