Seminário realizado pela Secretaria de Educação de São Paulo discute segurança no ambiente escolar.


O evento realizado na última terça feira (13) pela Secretaria de Educação de São Paulo junto da Polícia Militar, contou com a presença do Secretário de Educação Rossieli Soares, Cel PM Helena dos Santos Reis e da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMESP.

Na ocasião palestraram o Capitão PM Eliandro da Polícia Militar do Espírito Santo, Major PM Dalton Subcomandante do Batalhão Escola da Polícia Militar do Paraná e Capitão PM Vilmar Duarte Maciel Comandante da 1Cia PM de Itapeva SP.

Além da corporação o Capitão Maciel representou a região sudoeste paulista, onde desenvolve o Programa Vizinhança Solidária Escolar que se tornou um modelo para todo o Estado de São Paulo.

O Capitão Maciel falou sobre o Programa de Policiamento Escolar, atividade policial ostensiva voltada à segurança dos estabelecimentos de ensino e também do perímetro escolar predefinido, que visa cumprir o estabelecido no programa de segurança escolar, satisfazendo as necessidades de segurança da comunidade escolar por meio da Ronda Escolar.

"O desafio hoje é estreitarmos a "Comunicação" com a Comunidade Escolar, fazer chegar a todos através das mensagens os trabalhos realizados nas escolas. O whatsapp tem se mostrado uma ferramenta de excelentes resultados. Vejo o sucesso do Programa Vizinhança Solidária que tem levado a comunidades de bairros, condomínios, empresas a integrarem-se das atividades da Polícia Militar, levando sensação de segurança. 

Hoje desenvolvemos a utilização do whatsapp nas Escolas Estaduais com a utilização da mesma ideia através do Programa Vizinhança Solidária Escolar, onde buscamos envolver toda a Comunidade Escolar composta por pais, professores, alunos, funcionários e diretores de escolas na prevenção, tiramos aquele mística de que tudo se resume a ação de polícia, sendo que muitas das vezes ações de prevenção da própria comunidade são essenciais para a resolução do problema. 

Criamos em Itapeva um modelo não impositivo mas sim cooperativo com a participação da Comunidade Escolar, por isso de maneira simples tem dado certo. Cada vez mais buscamos achegar ao âmbito escolar, levando uma linguagem mais clara e simples do que cabe ao papel de cada um enquanto indivíduo que convive em sociedade. 

Creio que um dos grandes desafios hoje da Polícia Militar é tornarmos o policial que faz a Ronda Escolar integrante do Programa Vizinhança Solidária Escolar, assim exercerá seu papel de liderança e aproximação com a Comunidade Escolar de sua responsabilidade", finalizou o Capitão PM Vilmar Duarte Maciel


Fotos acervo Cap Maciel

Seminário realizado pela Secretaria de Educação de São Paulo discute segurança no ambiente escolar. Seminário realizado pela Secretaria de Educação de São Paulo discute segurança no ambiente escolar. Reviewed by Buri Conectado on 22:02:00 Rating: 5
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Featured Video