O evento realizado na última terça feira (13) pela Secretaria de Educação de São Paulo junto da Polícia Militar, contou com a presença do Secretário de Educação Rossieli Soares, Cel PM Helena dos Santos Reis e da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMESP.

Na ocasião palestraram o Capitão PM Eliandro da Polícia Militar do Espírito Santo, Major PM Dalton Subcomandante do Batalhão Escola da Polícia Militar do Paraná e Capitão PM Vilmar Duarte Maciel Comandante da 1Cia PM de Itapeva SP.

Além da corporação o Capitão Maciel representou a região sudoeste paulista, onde desenvolve o Programa Vizinhança Solidária Escolar que se tornou um modelo para todo o Estado de São Paulo.

O Capitão Maciel falou sobre o Programa de Policiamento Escolar, atividade policial ostensiva voltada à segurança dos estabelecimentos de ensino e também do perímetro escolar predefinido, que visa cumprir o estabelecido no programa de segurança escolar, satisfazendo as necessidades de segurança da comunidade escolar por meio da Ronda Escolar.

"O desafio hoje é estreitarmos a "Comunicação" com a Comunidade Escolar, fazer chegar a todos através das mensagens os trabalhos realizados nas escolas. O whatsapp tem se mostrado uma ferramenta de excelentes resultados. Vejo o sucesso do Programa Vizinhança Solidária que tem levado a comunidades de bairros, condomínios, empresas a integrarem-se das atividades da Polícia Militar, levando sensação de segurança. 

Hoje desenvolvemos a utilização do whatsapp nas Escolas Estaduais com a utilização da mesma ideia através do Programa Vizinhança Solidária Escolar, onde buscamos envolver toda a Comunidade Escolar composta por pais, professores, alunos, funcionários e diretores de escolas na prevenção, tiramos aquele mística de que tudo se resume a ação de polícia, sendo que muitas das vezes ações de prevenção da própria comunidade são essenciais para a resolução do problema. 

Criamos em Itapeva um modelo não impositivo mas sim cooperativo com a participação da Comunidade Escolar, por isso de maneira simples tem dado certo. Cada vez mais buscamos achegar ao âmbito escolar, levando uma linguagem mais clara e simples do que cabe ao papel de cada um enquanto indivíduo que convive em sociedade. 

Creio que um dos grandes desafios hoje da Polícia Militar é tornarmos o policial que faz a Ronda Escolar integrante do Programa Vizinhança Solidária Escolar, assim exercerá seu papel de liderança e aproximação com a Comunidade Escolar de sua responsabilidade", finalizou o Capitão PM Vilmar Duarte Maciel


Fotos acervo Cap Maciel