A falta de chuvas significativas em Buri ascendeu o alerta e vem causando preocupação entre moradores e alguns agricultores que cultivam feijão, milho e soja.

A última 'chuvica' que caiu na cidade foi há 08 dias, mas segundo eles, não foi o suficiente.

Para esses agricultores é necessário que chova nos próximos dias pelo menos 50mm. Ao contrário, existe o risco de perdas e até do aumento no preço desses produtos para o consumidor.


Outro fato inédito é a situação dos níveis dos rios que cortam o município. O rio Apiaí Guaçu - um dos maiores da cidade - está com menos de 1 metro em alguns pontos. O Buri Conectado esteve no local durante a tarde e detectou que no trecho próximo a ponte que dá acesso à cidade [Pq. Tubarão] é possível ver o fundo do rio, objetos e até atravessar caminhando de um lado a outro.

Baseado nas informações que tivemos acesso, esse é o menor nível do rio em doze anos, conforme registros e monitoramento.

Recentemente o Buri Conectado mostrou o drama de moradores do bairro dos Barbosas. Na ocasião registramos poços secos e minas de água barrenta. Isso porque segundo eles, o nível da mina estava muito baixo por conta da falta de chuvas. Eles pediram na época ajuda para que a prefeitura de Buri levasse água e abastecesse um poço que socorreria pelo menos cinco famílias,  mas foram orientados pelo prefeito Omar Chain a rezarem pra chover.


A pouco tempo também fomos informados que a prefeitura precisou levar água no início de outubro a uma escola no bairro dos Costas, devido a falta do mineral.

Situações que causam transtornos, prejuízos e medo. Quanto ao abastecimento de água na cidade, o BC entrou em contato com a Sabesp para saber como estava o reservatório e se havia risco de racionamento. O gerente do Posto de Atendimento da SABESP em Buri Marcelo L. Morais tranquilizou dizendo que a situação do reservatório é tranquila e que não há risco de desabastecimento por conta da falta de chuvas.


Por Buri Conectado