Em um novo pronunciamento pela manhã dessa sexta feira (20) o prefeito de Buri Omar Chain recomendou e decretou à população algumas medidas em combate ao avanço da covid-19. O Buri Conectado destacou os principais pontos mencionados por ele.

A suspensão total das aulas da rede municipal foi a primeira medida anunciada. Essa semana ir ou não a escola foi algo facultativo, agora não mais.

O Pq do Tubarão permanecerá fechado, o acesso será restrito ao público. A pesca mesmo à aqueles que tem carteirinha foi suspensa, bem como o torneio que estava previsto para o próximo domingo (22). Os bebedouros tanto do parque do Tubarão quanto da praça 09 de Julho serão lacrados.

Sobre as cerimônias religiosas o prefeito disse que deixará a cargo dos líderes decidirem. Caso optem pela realização de cultos, restrinjam a presença de idosos acima de 60 anos. Omar disse ainda que espera dos líderes  a  suspensão de forma espontânea de atividades em templos religiosos na cidade.

O prefeito citou também a suspensão por tempo indeterminado do transporte público gratuito, a liberação de servidores municipais acima de 60 anos e de funcionários que estejam em tratamento de doenças crônicas, de suas atividades.

O entretenimento em Buri sofrerá algumas restrições. Sobre bares, lanchonetes e segmentos similares o prefeito recomendou que trabalhem com o sistema de 'disk entregas' conforma já estão fazendo farmácias, mercados e lojas de materiais de construção.

Não houve restrições, 'por enquanto', ao comércio já que o problema a ser evitado é a aglomeração.

Segundo Omar, o movimento de consumidores em Buri naturalmente é tranquilo e teve maior redução agora por conta do coronavírus. O problema segundo o prefeito não é o produto que está sendo vendido, mas o número de pessoas aglomeradas em determinado ponto.

Ele recomendou à população que evitem lugarem com bastante pessoas, a exemplo de supermercados, farmácias e que nesse caso o cidadão aguarde ou procure por ambientes com menor número de pessoas ou preferencialmente vazios.

Omar também falou da aglomeração na única Casa Lotérica da cidade, que apesar das orientações dos proprietários, tornou-se preocupante pelo número de correntistas que utilizam o serviço e se aglomeram nas filas. Medidas estão sendo tomadas junto da Guarda Municipal para evitar o contágio de coronavírus.

Nesse momento o acesso a Lotérica de Buri é permitido a cada 02 pessoas.

Por Buri Conectado