A prefeitura através da Secretaria de Saúde de Buri divulgou nessa sexta feira (24) os últimos resultados que faltavam dos casos notificados como suspeitos de covid-19 em Buri.

Desse total duas pessoas não conseguiram realizar os testes pois não atenderam os critérios determinados pelo Estado de São Paulo através do Ministério da Saúde. Esse critério assegurou que  apenas profissionais da saúde, mesmo não internados, pudessem fazer o exame. Ao contrário, apenas aqueles que apresentaram sintomas respiratórios graves e se submeteram a internação puderam fazê-lo.

Apesar disso todos foram orientados a cumprir quarentena, inclusive passaram a ser acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde. A maioria evoluiu para a cura antes mesmo da liberação dos resultados.

Essa demora esteve associada a imensa fila de exames para detecção do novo coronavírus. No início do mês eram 17 mil.

Segundo o presidente do Instituto Butantan Dimas Covas, o estado de São Paulo conseguiu zerar essa fila no último dia 21. Ainda segundo ele dos 38 laboratórios coordenados pelo instituto para identificar a COVID-19 em pessoas infectadas, 12 já estão em pleno funcionamento.


A boa notícia não isenta a população dos cuidados que devem ser tomados daqui em diante.

A (ACIAB) Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Buri recomenda aos consumidores o uso de máscaras sob a necessidade de sair de casa, bem como aos empresários a disponibilização de álcool em gel em seus estabelecimentos e que se evitem aglomeração.

A Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal por meio do caminhão da Brigada de incêndio pulverizou ontem quinta feira (23) algumas ruas, praças e locais tidos como centros de aglomeração. A composição aquosa de Cloro e Água, em uma proporção pré-estipulada atendeu o recomendado pelas autoridades de saúde.



Fotos acervo da GCM
Por Buri Conectado