Após anunciar o primeiro caso positivo do novo coronavírus em Buri, Omar Chain mencionou algumas medidas rígidas que deverão ser tomadas pela prefeitura.

Segundo o prefeito, cidadãos que forem flagrados pela Guarda Civil Municipal circulando pelas ruas de Buri sem o uso de máscara, serão abordados e orientados. Comerciantes que permitirem a entrada de clientes sem máscaras em seus estabelecimentos receberão o 'auto de infração'. O próprio prefeito diz ter constatado o infringimento do decreto que determina o uso de máscara nos interiores de estabelecimentos públicos e privados, bem como parabenizou aqueles que estão se protegendo, segundo ele, a maioria.

A GCM fiscalizará também ônibus coletivos, intermunicipal e aqueles que transportam trabalhadores rurais:

"(...) trabalhador rural que sai pra trabalhar as 05h da manhã, se tiver sem a máscara vai descer do ônibus, vai perder o dia de serviço. Amarelinho, se o passageiro tiver sem a máscara, vai descer do ônibus" disse.

Na última segunda feira notamos também a presença de vendedores ambulantes de outras cidades, circulando tranquilamente pelas ruas sem a utilização de máscara. A Guarda Civil Municipal foi comunicada sobre. 

Omar Chain lembrou também do uso e da disponibilização de álcool em gel no comércio, da importância da higienização das mãos com água e sabão; que a prefeitura tem feito a desinfecção de vias públicas e que não há tratamento, exceto paliativo, para a doença. Caso algum paciente apresente complicação respiratória e não encontre vaga em hospitais na região, o município terá dois leitos com respiradores disponíveis a partir da próxima semana. 

O prefeito disse que a responsabilidade de evitar a proliferação da Covid-19 por Buri depende mais da população e dos comerciantes do que da prefeitura.

Imagem ilustrativa (G1)
Por Buri Conectado