Em razão da pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais deste ano mudaram para 15 de novembro, primeiro turno e dia 29 do mesmo mês, segundo turno. Além disso quase todo calendário eleitoral sofreu modificações.


Termina nesse sábado (26) o prazo para registro de candidaturas. A partir desse domingo (27) os candidatos já poderão iniciar suas campanhas, inclusive através da internet. A propaganda eleitoral no rádio e na TV deve iniciar em 09 de outubro.


O diretor do Cartório Eleitoral de Itapeva José Roberto Biolchini esclareceu algumas dúvidas relacionadas ao dia da eleição.


O eleitor que não fez biometria poderá votar nessas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral reativou os títulos cancelados por falta de biometria, já que não será necessário a identificação biométrica esse ano.


Porém, após as eleições ele terá novamente seu título cancelado e deverá atualizá-lo.


Quem não possui título de eleitor não poderá votar nessas eleições. O prazo encerrou em 06 de maio desse ano, bem como pra regularizar ou transferir o título.


Ainda por conta da pandemia a Justiça Eleitoral está tomando todas precauções a exemplo do distanciamento nas filas, do uso obrigatório de máscaras para mesários e eleitores, da disponibilização de álcool em gel.


O TSE recomenda ainda que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.


O horário de votação nessas eleições foi ampliado em uma hora, ou seja, das 07h as 17h para evitar aglomeração. Pessoas com mais de 60 anos, que integram o grupo de risco, votarão nos mesmos locais porém, possuem prioridade na fila para permanecer o mínimo possível no local.


Para garantir que as medidas sanitárias de segurança sejam mantidas os mesários receberão treinamento especial. Eles serão orientados e instruídos regularmente pelo chefe do Cartório Eleitoral através de um grupo do whatsapp.


José Roberto Biolchini lembrou que os documentos necessários para o exercício do voto continuam os mesmos; título de eleitor ou documento com foto (RG /CNH) e orientou ao eleitor baixar dois importantes aplicativos no celular.


O primeiro é o e-Título. Ele representa o titulo eleitoral, oferece serviços como certidão de quitação eleitoral, consulta de débitos com a Justiça Eleitoral, entre outros.


É ele que indicará também a sessão onde o eleitor deverá votar, já que algumas foram alteradas por conta da redução de urnas prevista para essa eleição. De acordo com o diretor do Cartório Eleitoral de Itapeva, a Justiça Eleitoral não conseguiu comprar um número adequado de urnas por conta da pandemia.


Para conhecer todos os procedimentos realizados no dia da votação o eleitor deverá baixar também o aplicativo Mesário. Ele trará informações detalhadas sobre os procedimentos para essa eleição, os já mencionados aqui, entre outros. Ambos estão disponíveis para o sistema Androide e IOS.


Mais informações em www.tre-sp,jus.br

Por Buri Conectado