Uma obra da prefeitura de Buri (investimento de R$ 231.901,20) que iniciou em 20 de julho, está incomodando os moradores da rua 16 de Julho.

O objetivo é a instalação de galerias para desviar a água da chuva para o córrego da Biquinha, para minimizar os transtornos às pessoas que vivem ou trabalham próximas ao pontilhão.

Apesar de estar no prazo, os moradores temem que ela não avance conforme o previsto e cause mais problemas.

Durante visita no local o Buri Conectado constatou que homens a serviço da empresa responsável pela obra, estavam tentando desobstruir a tubulação entupida com terra. Segundo informações, o problema é decorrente das chuvas que atingiram a cidade entre 16 e 21 de agosto. 




O mau cheiro era forte por conta de um rompimento na rede de esgoto que escorria em direção ao córrego.

Aos moradores teria sido informado que enquanto a tubulação não for 'desentupida' a rua deverá continuar daquela forma.

Essa situação incomoda aos que tem que lavar diariamente seus quintais, garagens e calçadas por conta da poeira, aos que temem as trincas provocadas pelo maquinário, aos que tiveram a rede de esgoto cortada e aqueles que tiveram os acessos à suas casas bloqueados.

Eles torcem para que não chova. Ao contrário e com as crateras abertas é provável que a tubulação volte a ser obstruída.


"Nós pagamos impostos por uma rua asfaltada e agora nós vamos comer terra vermelha até quando? questionou uma moradora.




Ainda segundo informações, a tubulação encontrou com a rede de esgoto num trecho próximo a Rui Barbosa. Para desviá-la, seria preciso que a Sabesp alterasse uma das redes ou que houvesse mudança no projeto.

De olho no clima e no tempo, eles disseram ter contatado o secretário de obras para explicações mas, não tiveram sucesso.


"Eles não avisaram a gente, olha vamos fazer uma obra. Não foi avisado nada, eles deveriam nos comunicar. É assim, você liga pra ele [secretário] ele não atende. Ele que nos de uma satisfação. Eu acho um pouco caso ele não vim e não falar nada" disse outra moradora.




O Buri Conectado entrou em contato com o secretário de obras Jonatas Lopes.


Ele informou que a máquina escavadeira apresentou problemas na quinta feira e que devido a isso, uma das frentes de serviço só pode retornar ao trabalho hoje. Sobre os danos causados pela obra, a exemplo das calçadas, ele disse que deverão ser reconstruídas e que está acompanhando todos os casos.

Jonatas disse que a construtora têm o seu prazo contratual para execução da obra. De acordo com ele, a responsabilidade da prefeitura é de fiscalizar e notificar caso algo esteja sendo descumprido, o que disse fazer praticamente todos os dias.

Sobre a comunicação aos moradores sobre a obra, ele disse que a partir da Rua Didi Nogueira até a Rui Barbosa todos foram avisados verbalmente por ele. No outro trecho a rua está liberada para o trânsito sem impedimento de acesso das residências.

Referente ao encontro da tubulação com a rede de esgoto, questionamos ao secretário se a Sabesp, que tem conhecimento do encanamento e poderia ter evitado o imprevisto, sabia da obra. Até o momento ele não respondeu.






Por Buri Conectado