Com o objetivo de capacitar as pequenas empresas de Buri e região sobre como se tornarem fornecedoras para o poder público e aproveitar as oportunidades de negócio, o Sebrae-SP, em parceria com prefeituras municipais da região, vai realizar o curso sobre compras públicas no dia 04 de maio, das 14h às 18h. 

O evento é online e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link https://bityli.com/JuvJy. Para dúvidas e mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (15) 99103-1699.

Durante a capacitação, os participantes vão aprender sobre o que é uma licitação, quais são os conceitos e fases, direitos e benefícios das micro e pequenas empresas (MPEs), as oportunidades e ameaças no processo licitatório, além de receber orientações sobre como participar de uma licitação na prática.

De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Luis Guilherme Guerra Sanches, o curso vai desmistificar alguns conceitos que inibem as MPEs. 

“Muitos empreendedores não sabem que podem vender para órgãos públicos ou acham que são pequenos demais. Outros temem não dar conta da demanda ou acham que se trata de um processo muito burocrático. Mas vamos mostrar que toda a operação é muito simples e qualquer micro ou pequena empresa consegue realizar e acessar esse mercado diferente para conseguir até aumentar o seu faturamento”, explica.

Guerra explica ainda que os pequenos negócios têm tratamento diferenciado nas compras públicas, mas é preciso se preparar e entender bem as regras para vender para o governo. 

“As ações de políticas públicas buscam a melhoria do ambiente para os pequenos negócios e o fortalecimento entre poder público, comunidade e empresariado”, conclui.

Portal de compras públicas.

O Sebrae-SP lançou a plataforma www.compraspublicassp.com.br com o objetivo de rastrear e disponibilizar editais de compras de prefeituras e de órgãos governamentais federais e estaduais para as pequenas empresas cadastradas no portal por meio do convênio realizado com a govtech Portal de Compras Públicas.

A partir do cadastro, as empresas receberão avisos por e-mail e por notificação no celular de que há licitações disponíveis na região onde elas estão instaladas por meio de um sistema de georeferenciamento, o que facilita a aproximação com as oportunidades de venda.

Reprodução ACIAB - Associação Comercial de Buri.