Moradores de várias regiões da cidade questionaram a coloração amarelada da água que saiu das torneiras nesta quarta feira (22). Fotos foram postadas em redes sociais durante alguns afazeres domésticos diante das incertezas sobre o que teria provocado tal alteração e  quanto a qualidade da água.

De acordo com as informações obtidas junto a gerencia do Posto de Atendimento da SABESP na cidade, houve uma mudança repentina na característica da água durante a captação e foi necessário a alteração de alguns componentes químicos, que são utilizados no tratamento da água. Ainda de acordo com o gerente, a água é potável e não oferece riscos 

" (...) a população pode beber, pode ficar tranquila" disse.

Diante da baixa nos reservatórios em alguns municípios por conta da estiagem e a falta de chuvas significativas, perguntamos se há o risco de desabastecimento ou rodízio em Buri. Segundo a gerência da companhia, as condições de captação no município são boas e em caso de emergência já existe um plano B.

"Em Buri graças a Deus não vai haver rodízio de distribuição de água" finalizou.

Há praticamente um ano (6 de outubro de 2020) a Sabesp emitiu um comunicado informando a população de Buri que o sistema de fornecimento de água estava sobrecarregado e apontou algumas causas; entre elas, aumento do consumo diante das altas temperaturas e a falta de chuvas. Apesar de ter descartado racionamento a companhia pediu naquela ocasião para que a população economizasse água, o que de certa forma é valido também para o momento atual.

Como economizar água em tempos de longa estiagem.

1. Usar vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilizar mangueiras.

2. Não dar descarga a toa e não utilizar o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

3. Não usar água corrente para descongelar alimentos.

4. Ficar atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.


Por Buri Conectado +30k