Cerca de 751 pacientes de Buri faltaram às consultas agendadas entre outubro de 2021 e março desse ano. Esse número corresponde a aproximadamente 25% das 3.107 consultas ofertadas no período, nas seguintes especialidades; Cardiologia, Urologia, Dermatologia, Oftalmologia, Ortopedia, Neurologia, entre outras.

Unidades de Referência de Buri - AMEs Itapeva, Itapetininga, Sorocaba, Itu, Salto, Hospital Regional de Sorocaba, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, BOS – Banco de Olhos de Sorocaba e Santa Casa de Itu.

Ofertas e faltas em seis meses;

  • Outubro 21 - Oferta 424 / faltas 117
  • Novembro 21 - Oferta 535 / faltas 121
  • Dezembro 21 - Oferta 537 / faltas 120
  • Janeiro 22 - Oferta 510 / faltas 145
  • Fevereiro 22 - Oferta 409 / faltas 102
  • Março 22 - Oferta 692 / faltas 146

Na tentativa de combater as perdas, a Secretaria Municipal da Saúde está realizando alguns procedimentos, a exemplo do envio do agendamento pelo WhatsApp. Posteriormente é realizado ainda um novo contato via telefone, para a confirmação da consulta. A SMS destaca que é importante o paciente manter atualizado o cadastro do contato telefônico junto as Unidades de Saúde (São João, Vila Rosa, São José e Ambulatório Municipal). 

Além dessas medidas, a SMS pede a contribuição da população buriense para que evite faltar aos agendamentos. Caso haja qualquer imprevisto, é importante que o paciente comunique a ausência com antecedência, para que outras pessoas possam usufruir dos serviços.

Investimentos importantes são realizados neste setor. O paciente quando falta à uma consulta, compromete a oferta a outros pacientes e aumenta a perda quando incluído os exames laboratoriais, exames contratados pelo município com por exemplo Endoscopia, Ultrassom, Ortopedia, entre outros.

"Assim sendo, solicitamos que, caso o paciente não possa comparecer, desmarque a consulta com cinco dias de antecedência, junto a Secretaria Municipal da Saúde. “De tal modo, estaremos respeitando o direito de cada cidadão e também todos os profissionais e usuários do Sistema Público de Saúde”, permitindo que outra pessoa possa ser atendida". 






Por Buri Conectado +36k.