Usuários que utilizam o serviço público de saúde em Buri questionam as cotas para a realização de exames custeados pelo município. A mãe da internauta que procurou pelo Buri Conectado está entre eles. Segundo ela, a mãe procurou pela Secretaria de Saúde três vezes. A tentativa mais recente foi nesta quarta feira (18).

"Então, minha mãe foi hoje na Secretaria da Saúde marcar os exames da minha irmã e da minha tia, ela chegou lá 7:30 da manhã e começaram a atender as 8:30. Tinha algumas pessoas na frente dela e quando chegou a vez dela (...) a atendente disse que não tinha mais vaga pra marcar nenhum tipo de exame. Ela disse pra minha mãe que a cota do dia de exame era de 150 reais e que os exames que minha mãe tinha pra marcar passariam disso e pediu pra minha mãe voltar amanhã cedo de novo pra ver se ela vai conseguir marcar" explicou.

Revoltada com o vai e vem sem solução, a filha criticou o governo de Omar Chain, mencionando o que disse em sua última e polêmica live.

"E o nosso belíssimo prefeito fazendo enquetes em Facebook perguntando quem quer festa, sendo que nem da saúde o cidadão está cuidando direito ou pelo jeito está economizando na saúde pra colocar o dinheiro em festa" desabafou. 

Essa não é a primeira vez que esse sistema de cotas é usado na cidade. Usuários da Saúde já tiveram problemas em 2018 e 2019.

No início dessa semana o vereador Reginaldo Corrêa protocolou um ofício solicitando informações do prefeito de Buri sobre as razões da cota e se havia algum tipo de distinção entre pessoas. No mesmo documento ele menciona dois casos, de uma pessoa que conseguiu marcar os exames e outra que não.

Em resposta ao nosso contato a Secretaria de Saúde informou que houve aumento na demanda por exames e isto impactou o orçamento mensal. 

"(...) aumentou muito a procura e estava fugindo do nosso orçamento mensais, mas não ficou sem marcar para ninguém, simplesmente pedimos a data do retorno para o paciente e quando acaba a cota do dia pedimos para que volte no próximo dia" explicou Andréia Rodrigues. 

Ainda de acordo com a secretária da pasta, está prevista para esta quinta feira (19) uma reunião junto ao prefeito para tratar sobre o aumento das cotas de exames. 

Foto/ PSF Julia Ribeiro atual abrigo à Secretaria de Saúde.

Por Buri Conectado +36k.