Uma mulher recorreu às redes sociais nesta terça feira (25) e disse que ao tentar coletar o exame citopatológico, ou o popular Papanicolau no PSF São João, teria sido informada que as coletas eram limitadas e que deveria retornar num outro dia. Na postagem em que marca o Buri Conectado ela diz que faltou exames no dia 'D' da campanha e criticou dizendo que não é a primeira vez que isto acontece.

A Secretaria de Saúde de Buri disse que a informação sobre limite na coleta de exames não procede. O relatório encaminhado ao BC pelo enfermeiro e coordenador da campanha Outubro Rosa, Francisco D. Azevedo Filho, demonstra que o município comprou exames para complementar a cota atual do Sistema Único de Saúde (SUS).

Papanicolau.

- Cota SUS - 94 exames/mês .
- Comprados - 400 exames.

Mamografia.

- Cota SUS - 21 exames/mês.
- Comprados - 250 exames.

O relatório traz também dados sobre os exames já realizados em todas as unidades básicas de Buri até a última terça feira (25). Foram 513 coletas, incluindo as do Matão e bairro dos Costas.

Só no sábado (22) foram 190 exames.

- PSF São João - 45 coletas
- PSF São José - 44 coletas
- PSF Vila Rosa - 43 coletas
- Ambulatório Municipal - 58 coletas

Também foram realizadas palestras informativas em parceria com a Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer e informado sobre a continuidade dos exames, inclusive as coletas em Aracaçu prevista para o dia 11 de novembro.

Por Buri Conectado +37k.