Por conta do mato, descarte de lixo e animais mortos moradores tem se deparado com cobras, aranhas e larvas com frequência. Fotos: Internautas/  Divulgação

As reclamações sobre descarte incorreto de lixo, animais mortos, bem como a falta de limpeza em terrenos baldios tem sido recorrentes. Os transtornos provocados pelo descuido de alguns proprietários, aliados a irresponsabilidade por parte de alguns cidadãos são inúmeros. Desde o aparecimento de animais peçonhentos, até o surgimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de Dengue, Zica vírus e Chikungunya. 

O Buri Conectado reuniu dois exemplares; em um deles a moradora questiona medidas por parte dos órgãos municipais.

"gostaria de questionar sobre o que a vigilância sanitária tem a dizer a respeito dos terrenos baldios (principalmente os que possuem dono), que além do mato alto, vivem cheios de lixo, inclusive com caixas e latas cheias de água. Não há denúncia a respeito? Não há nenhum tipo de medida que o município possa tomar? Não há medidas sanitárias a serem vigiadas e cobradas? Me pergunto: do que adianta pulverizar minha casa, por exemplo, ou em casa todos tomarmos as devidas medidas de segurança, se do lado tem um terreno enorme, acumulador de germes?" questionou. 
Em outro relato, a moradora do Jardim Brasil diz ter testemunhado o aparecimento de cobras e outros bichos peçonhentos em sua casa e que além do lixo, o descarte de animais mortos tem contribuído com a infestação de larvas, popularmente conhecidas como 'corós'.
 "eu moro aqui no Jardim Brasil e do lado da minha casa tem um lote abandonado e estão jogando bicho morto, sujeira e tá muito mato. Esses dias foi matado uma cobra no portão da minha casa e meu filho estava brincando no quintal começou a gritar porque tinha uma aranha. Aí ontem cheguei em casa estava entrando corós dentro de casa, tá saindo de lote do lado entrando pelo buraco do muro" relatou.

Nós entramos em contato com a Vigilância Sanitária Municipal (VSM) e fomos informados que estas situações podem ser denunciadas no próprio órgão anexado junto a Secretaria de Saúde e que após conhecimento, o proprietário será notificado e terá até sete dias para providenciar a limpeza do terreno. Caso o problema seja ignorado, o proprietário estará sujeito a processos e pode até ser autuado, já que trata-se de uma questão de Saúde Pública.

Ao Buri Conectado ainda foi dito que esta sendo cogitado uma reunião junto ao Poder Executivo no intuito de aprimorar e agilizar as ações nestes casos. A VSM já estuda abrir um canal de comunicação via WhatsApp direto com os moradores, para receber este tipo de denúncia e encaminhá-las ao setor responsável.


Residência infestada de larvas, popularmente chamadas de corós. Foto: internauta / Divulgação.