Enxugando gelo / Locais limpos um dia antes já estão com lixo novamente, dizem servidores. Foto: Departamento de Obras de Buri.


Equipes do departamento de obras recolheram somente nesta última segunda feira (6) 15 caminhões de lixo, entulho, podas, entre outros resíduos descartado irregularmente em calçadas e terrenos baldios. De acordo com o setor, este trabalho é feito com frequência, contudo, não aparenta devido ao descarte desorganizado e reincidência.

Um exemplo apontado pelos servidores é que já existe resíduos descartados em terrenos e calçadas limpas a menos de 24h. O Jardim Brasil se destaca neste quesito, conforme o setor, por conta da grande quantidade de terrenos vazios.
"O morador joga um sofá hoje, a prefeitura recolhe, amanhã ele descarta uma cadeira, um armário e assim segue. Alguém faz uma reforma ou poda hoje, a prefeitura recolhe, dois dias depois outra pessoa faz o mesmo. O problema é crônico, cultural [...] é uma situação constrangedora, você passa recolhendo entulho em frente de uma casa, amanhã está cheio de novo". 

O assunto entrou na pauta esta semana após queixas de moradores sobre mato alto e descarte de lixo, entulho e animais mortos em terrenos. São situações que coincidem e que poderiam não gerar transtorno para a população se houvesse cooperação, segundo o setor.

Em 2020 a prefeitura de Buri intensificou a fiscalização para o cumprimento da Lei Municipal nº 23/84 que proíbe a obstrução de qualquer forma, o livre trânsito de pedestres. Na época o ex-prefeito Omar Chain focou principalmente nos materiais de construção, mas a Lei é clara e abrange qualquer coisa ou objeto que possa bloquear ou restringir o acesso de pedestres nas calçadas, bem como, lixo, entulho, podas, placas, cavaletes políticos, entre outros.

Cidadania - envolve consciência de que temos direitos e deveres. Existem situações que cabem ao Poder Público resolver e existem outras que dependem de cada um fazendo a sua parte, proporcionando assim uma cidade limpa e um ambiente aconchegante para todos.