Pe. Diclei é recebido durante missa de acolhida por fiéis de Buri. Foto: reprodução.

O padre Diclei Manoel da Silva de 41 anos, tomou posse da Paróquia de São Roque de Buri no último final de semana. Ele foi nomeado pároco da cidade no dia 04 de abril pelo bispo Dom Eduardo Malaspina.

Padre Diclei é Mestre em Ciências da Religião pela PUC-Campinas e também professor do seminário diocesano. No próximo mês ele completará 12 anos de Ministério Presbiteral. Ele falou pela primeira vez ao Buri Conectado, disse que foi bem acolhido pelos fiéis burienses e que suas expectativas junto a comunidade são as melhores. 

"Foi uma experiência edificante, até parecia que já nos conhecíamos. Fiquei surpreso com a acolhida dos nossos fiéis e com a organização da realidade paroquial. Aproveitando o ensejo, expresso minha gratidão ao Pe. Fernando Batista de Campos e o parabenizo pelo trabalho realizado" disse.

Nascido em Itapeva, ele foi ordenado a sacerdote na mesma cidade em 2011. Sua caminhada formativa iniciou em 2001 na cidade de Sacramento-MG e entre 2002 e 2004 morou em Campinas-SP. 

Nos quatro primeiros anos de sua formação Pe. Diclei juntou-se aos missionários redentoristas com quem realizou trabalhos de missão em várias cidades de Minas Gerais e conviveu com o povo das Paróquias São José Operário e Santa Luzia em Campinas. Em 2005 ele deu início a sua caminhada na Diocese de Itapeva e cursou Teologia em Sorocaba onde permaneceu por quatro anos. Nesse período como diácono ele percorreu por várias Paróquias da região, dentre elas, em Ribeira, Apiaí, Nossa Senhora da Conceição e São Paulo Apóstolo, ambas em  Capão Bonito, Itaberá, Guapiara, Ribeirão Grande, Catedral de Sant'Ana e Nossa Senhora Aparecida, ambas de Itapeva, Itaoca, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, onde tornou-se o primeiro pároco e por fim, Ribeirão Branco onde permaneceu por 7 anos antes de ser transferido à Buri.

"Com fé e coragem me adentro a essa realidade na obediência a Deus e em comunhão com a Igreja de Cristo, presente em nossa Diocese, como um servo que chegou em Buri para continuar o trabalho de evangelização realizado pelos padres anteriores, para somar com todas as iniciativas de fé já existentes e apresentar o Amor de Deus e a salvação de Cristo Jesus para todos os burienses, particularmente aos que se definem como católicos, com quais terei a relação de pastor e ovelhas, a exemplo do Pastor Supremo, o próprio Cristo, que deixou o Sacramento da Ordem para continuar sua missão salvífica. A partir da sinodalidade, corresponsabilidade e da transparência buscando agradar a Deus e realizar a missão da Igreja enquanto portadora da Salvação de Cristo, sermos instrumentos na construção do Reino, aspirando nossa edificação humana e edificação das famílias, da Paróquia e da sociedade buriense" [sic]

Aos fiéis, ele enviou uma mensagem.

"Minha mensagem e demonstração de apreço aos meus paroquianos, da Paróquia São Roque, aos demais burienses e aos nossos representantes públicos. Minha gratidão e vistos de amizade e esmero a todos que labutam para uma realidade buriense melhor e mais digna para todos. Muito obrigado pela acolhida nesses primeiros dias! Gosto de afirmar que juntos somos mais, por isso, me uno a todos do nosso território paroquial e me coloco a disposição para servi-los, naquilo que me cabe como pároco, representante visível do Cristo Senhor, a todos os membros da nossa família de fé. Na pessoa do Michel Lopes expresso minha gratidão e votos de parceria à equipe do Buri Conectado por essa oportunidade. Enfim, meu afeto, consideração e oração por todos! Com minha benção" finalizou Pe. Diclei.

Por Michel Lopes