Assim que soube da recente reunião entre líderes religiosos e o prefeito de Buri para tratar sobre a flexibilização das atividades religiosas presenciais, o padre Fernando Batista de Campos se manifestou.

A reunião foi mencionada pelo vereador Gabriel Comeron na última Sessão na Câmara, em resposta a fala do vereador Reginaldo Correa em defesa da reabertura dos templos religiosos na cidade.

O Pe. Fernando enviou uma nota ao Buri Conectado mencionando sobre o assunto.

"Estamos vivendo tempos difíceis. Os poderes públicos constituídos digladiam-se pelo poder e, como diz um ditado africano: "Quando elefantes brigam, quem sofre é a grama".

Definir a essencialidade das ações humanas é complexo e não cabe aos poderes públicos, e, sim, à liberdade de cada indivíduo. No entanto, estamos vivendo concretamente esta realidade.

Eu estava 'conectado' na sessão da Câmara de vereadores de Buri, e quando ouvi que: 'o prefeito FEZ uma reunião com os líderes religiosos da cidade', fiquei pasmo e duvidoso. Pasmo porque sou um líder religioso e não me foi nem aventada a possibilidade de uma reunião; duvidoso no sentido de que o prefeito não iria deixar de convidar o único padre da cidade (penso eu).

Não ter sido convidado ou avisado sobre esta reunião (reunião citada na Câmara), representa uma arbitrariedade e desprezo aos católicos e católicas. Reitero que o diálogo ecumênico é necessário para o anúncio do Evangelho.

A Igreja Católica Apostólica Romana de BURI, segue as Orientações do Bispo Diocesano de Itapeva. O pároco é o representante do bispo na Paróquia, ou seja, não estamos, como Igreja, desorientados. Mas eu gostaria de ter sido incluído nas discussões, visando colaborar com o bem comum"
[sic]

Em contato com a assessoria de imprensa do prefeito Omar Chain fomos informados que houve uma reunião, mas que não partiu do prefeito e sim, de um grupo de pastores evangélicos que o procurou para tratar sobre o assunto.

 Ainda segundo a assessoria, o município segue o que determina o Plano São Paulo e que Omar Chain deve se manifestar após publicação do decreto do governo estadual, o que pode ocorrer nesta sexta feira (16). 

Por Buri Conectado