Um grupo com aproximadamente 25 professores da rede municipal de ensino deram plantão aos fundos da Prefeitura Municipal de Buri durante a manhã desta segunda feira (28). O objetivo, segundo os educadores, era reunir-se com o prefeito Omar Chain e convence-lo sobre a necessidade de suspender as aulas presenciais diante do avanço da Covid entre alunos e profissionais de educação.

Dentre eles, estavam educadores das escolas Elisa Martirani Winkler, Sueli Aparecida Monteiro Nogueira Rodrigues e Haydee Ferreira Arato.

Há quase duas semanas o Buri Conectado mostrou o descontentamento de alguns profissionais da educação que inclusive questionaram o prefeito sobre o assunto durante uma transmissão ao vivo. Tais perguntas, elaboradas em 16 de junho na 'live' do Executivo, evoluíram para conflitos via redes sociais.

Assustados com o aumento de casos de Covid nas escolas municipais, professores se movimentaram e elaboraram um dossiê, onde mencionam as razões que os levam a afirmar que a reabertura das escolas no cenário atual é absolutamente descabida. Além disso foi criada uma petição 'on line' onde solicitam o encerramento das aulas presenciais até que todos os funcionários escolares estejam seguros.

A petição já conta com pelo menos 149 assinaturas.

O Buri Conectado procurou na ocasião a recém chegada secretária de educação Ana Alice, mas, até o momento não obteve respostas.

Há pouco o prefeito Omar Chain publicou um vídeo gravado durante sua chegada ao Paço Municipal. Além de não receber os professores ele questionou a forma como se organizaram e disse que nenhuma reunião havia sido protocolada.

Apesar de 'imaginar o teor da reunião, o prefeito disse que os educadores faltaram com a educação.

"Eu acho que educadores tem que mostrar primeiro a educação, não estão demonstrando educação. Segundo, organização em tempos de pandemia. Pede a reunião com o prefeito e não existe reunião com cinquenta. Se quiser, entra dois ali, faz um requerimento por escrito, amanhã de manhã ocorrerá a reunião de dois a quatro representantes devido a estarmos em pandemia" disse.

Durante a filmagem é possível perceber que uma educadora tenta falar, mas é interrompida " Já, já solicitamos" disse. 


Assista.



Ao Buri Conectado os educadores lamentaram o comportamento do prefeito e disseram que não tiveram a oportunidade de defesa. Uma educadora disse ainda que Omar Chain 'aparentou preocupação' com os 25 profissionais de educação distanciados, de máscara e ao ar livre aos fundos da prefeitura aguardando ser recebidos, mas, que até o momento não tomou nenhuma atitude sobre as reuniões presenciais entre professores / HTPC e diante da disseminação da doença nas escolas.


Por Buri Conectado